.Por Roberto Ravagnani.

Em primeiro lugar o que significa engajamento: substantivo masculino Ato ou efeito de engajar, de participar colaborando com alguma coisa. Participação ou posição ideológica em relação a questões políticas e sociais; militância: engajamento político; engajamento social; engajamento ideológico. Busca de membros ou de pessoas interessadas em partilhar uma causa.

(foto Div Iv – pbl)

A violência nas grandes cidades e até mesmo nos pequenos centros urbanos, tem afastado a sociedade de antigas tradições, como da organização de encontros de pessoas que nem mesmo se conhecem, para atividades em praças públicas para simplesmente conversar, trocar ideias e passar tradições para os mais novos.

A sociedade precisa de pessoas, pessoas precisam de pessoas e o voluntariado pode ser uma grande ferramenta para melhorar ou em alguns casos até mesmo criar o engajamento necessário à sociedade.
Mas o que é esta ferramenta? O engajamento pelo trabalho voluntário é um tipo de relacionamento mais profundo, que envolve um trabalho afetivo e gera identificação para se produzir benefícios ao longo do tempo. Só quando engajamos é possível manter as pessoas interessadas e atuantes a médio e longo prazo.
Mobilizar e engajar não se excluem e só os dois juntos geram uma capacidade de transformação, mas é preciso distinguir. É possível alcançar pessoas mobilizando-as, mas isso não necessariamente se converte em engajamento, pois elas podem se dispersar, temos que além de mobilizar, sensibilizar, empoderar, valorizar, reconhecer, para assim podermos ter o engajamento.
Percebem a força do engajamento, pois para que ele exista temos que agregar valor na mobilização, por isso ser tão importante para nossa sociedade o engajamento, pois hoje nossas sociedade sente-se sozinha, não valorizada, não recompensada pelos seus esforços e não reconhecida, por isso a falta de engajamento, aliado ao convite para que fiquemos nas redes sociais e produtores de conteúdo de forma geral.