Como as relações de conflito e tensões territoriais da região do interior de São Paulo refletem na cultura, no meio ambiente e nas relações entre a população local? Essa é uma das questões que a mostra Terra Rasgada busca trazer ao público. Em cartaz a partir de 26 de julho no Espaço Marco Valle, organização cultural localizada no centro de Campinas, a exposição reúne obras de Dani Shirozono, Jeff Barbato, Lucas Souza e Marília Scarabello, e tem curadoria assinada por Allan Yzumizawa. 

Lucas Souza, Não Há Ouro Aqui (detalhe)

“A exposição reflete o crescimento urbano do interior de São Paulo que vem ocorrendo nas últimas décadas e que trouxe consequências como o aumento da especulação imobiliária, danos ambientais e desigualdade social”, diz o curador.

Não por acaso, o corpo da mostra é formado por artistas nascidos e/ou residentes em cidades do interior paulista, como Sorocaba, Campinas e Jundiaí. De diferentes formas, Shirozono, Barbato, Souza e Scarabello discutem o conflito e a violência presentes no processo de urbanização a partir do desenvolvimento econômico nas cidades do interior paulista.

Yzumizawa traz ao conceito da exposição a tecnoesfera, termo criado pelo pensador e geógrafo Milton Santos para designar toda a estrutura de objetos técnicos desenvolvidos pela humanidade em um dado espaço e tempo. 

Dani Shirozono, detalhe da obra De passagem

“O desenvolvimento da tecnoesfera ao longo dos anos foi realizado a partir de uma lógica colonial e desenvolvimentista, da qual enxerga a terra como espaço de apropriação. Dessa forma, a exposição Terra Rasgada elucida este território de conflito questionando sobre a forma como lidamos com o espaço e com a sociedade, e convida cada espectador a pensar sobre as possíveis curas das feridas e rasgos contidos na terra, pensar em formas de criar redes de conexão para a troca e a produção de um espaço saudável, um território que não seja hostil mas que possa nos servir como abrigo que zele pelo nosso corpo, pela ética e pela nossa existência”, afirma o curador.

Para além da contextualização do interior de São Paulo, a mostra também traz o debate sobre problemáticas oriundas desde o processo colonizador no Brasil. 

Jeff Barbato, uma inesgotável escavação (Parte 01)

Terra Rasgada tem realização da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo por meio do Programa de Estímulo à Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Em 27 de agosto, o Espaço Marco Valle recebe o evento de lançamento do catálogo da exposição. 

Clique aqui para acessar a mini biografia dos artistas.

Terra Rasgada, coletiva com Dani Shirozono, Jeff Barbato, Lucas Souza e Marília Scarabello

Curadoria: Allan Yzumizawa

Período: 26 de julho a 27 de agosto

Local: Espaço Marco Valle

Endereço: Rua Dr Quirino, 1856 – Centro de Campinas

Visitação: de 26/07 à 27/08, seg a sex das 9h às 17h. Sábados das 9h às 12h

Entrada gratuita

(Carta Campinas com informações de divulgação)