.Por Rafael Martarello.

Abdel-Rahman Al-Shantti, conhecido como Mc Abdul, é um jovem rapper palestino que resiste e reside na Faixa de Gaza. Suas letras são exclusivamente marcadas pela denúncia à opressão sofrida pela Palestina por parte do regime genocida israelense.

(imagem – foto de vídeo)

Israel tem reconhecidamente praticado crimes contra a humanidade especificadamente contra a população palestina. A situação é tão hedionda que a África do Sul, berço do apartheid, já pediu à ONU que Israel fosse considerado um “estado de apartheid” pela sua política de opressão e segregação racial, anteriormente, a ONU por meio do Relator de Direitos Humanos já denunciou que existe um regime de apartheid na Faixa de Gaza. Historicamente, Israel tem promovido massacres, limpeza étnica, bombardeio a prédios de imprensa, assassinato de jornalista e depois agressão às pessoas presentes em seu velório, mantido presos políticos, além do falseamento histórico e de narrativas. A violência é tão desproporcional que setores de esquerda já chamam a questão de “ o holocausto palestino”, de outro lado, a comunidade internacional se omite.

As letras do rapper focam principalmente na sua experiência durante os ataques de Israel na Faixa de Gaza, o significado da violência cotidiana de Israel para sua família, para o seu psicológico, e para a população palestina. Além disto, o rapper qualifica como desumano e maligno os ataques de Israel contra crianças e civis e a própria política de ocupação e bloqueio.

Os clipes são gravados em cenários de destruição promovido pelo Estado Terrorista de Israel. Neles é possível ver crianças (sabotados em potencial) brincando em meio aos escombros, constatar prédios e infraestrutura urbana destruídos, e assistir adultos e idosos catando itens no meio dos destroços.

Abaixo estão transcritas três músicas e feita uma tradução simples das letras: “Palestine”, “Shouting at the wall”, “My only way to voice”.