Entre os dias 3 a 10 de julho de 2022, a 16ª edição do Festival Internacional de Teatro de Campinas – FEVERESTIVAL, organizado desde 2003 de forma colaborativa, vai trazer uma pogramação variada em artes da cena para diversos locais de Campinas. Com o tema “Cultivar Convívios”, o evento oferece uma programação cultural composta por apresentações teatrais, ações pedagógicas, debates e rodas de conversa que possibilitam a integração entre público e artistas.

Dentro da programação do Feverestival, o Sesc Campinas, parceiro do evento, recebe dois espetáculos circenses. A Trupe Trapaceros traz o espetáculo “Quando Acordei, o Circo já Tinha ido Embora” (dia 5/7, às 15h), que trata de memórias de infância gestadas pelos circos itinerantes que armavam suas lonas às margens do Rio Juquery. A trama é atravessada por lembranças da várzea tomada pelos trailers dos artistas e grandes jaulas de tigres e leões, cercados por serragem, macacos e elefantes. Lembranças ressignificadas através de números tradicionais circenses, tais como acrobacia, aéreos, malabares e palhaçaria.

Quando Acordei o circo ja tinha ido embora (Foto: Emerson Mathias)

O espetáculo foi contemplada pelo Proac Direto 12/2021 e Proac Expresso 38/2020; já compôs as programações da Virada SP Online e Virada Esportiva Franco da Rocha, Bibliotecas online SP, Festival de Circo Online #Culturaemcasa, Festival de Artes Montanha Encantada de Mairiporã, TEIMA Festival de Artes, Festival Oxandolá 2018, 2020 e 2021, Mostra Tropé 2020 e 2021, Festival UP, Festival Soy Loco Por Ti Juquery, Festival Literário FLIF, como também em escolas públicas de Boituva, Francisco Morato e Jundiaí. Com direção de Meire Ramos, a dramaturgia fica por conta de Marcelo Paixão, Cenografia de Dodô Giovanetti, Iluminação de Stephany Hermínio e Produção Artística de Trupe Trapaceros.

Com apresentação gratuita, a retirada de ingressos limitados acontece na Loja Sesc, no dia da atividade, a partir das 13h.

Já no dia 8/7, às 15h, é a vez do espetáculo “O Perdido”, com Cia Beira Serra de Circo e Teatro. Em Nossa Senhora das Dores de Cima da Serra, às vésperas da Festa da Padroeira, Januário quer pedir a mão de Sá Marica em casamento. Seu amigo Zé Tobó o aconselha a usar uma infalível poção do amor preparada por Dona Ermelinda, benzedeira e curandeira do lugar, que por sua vez tem um passado mal resolvido com Seu Tonico, pai de Sá Marica. Mesmo alertados de que, no amor, intervir com poção nunca foi solução que prestasse, os dois investem nesse caminho e armam uma grande confusão.

O Perdido (Foto: Ricardo Romero)

A Cia Beira Serra de Circo e Teatro foi fundada em 2014, por Fernando Vasques e Mimi Tortorella. Hoje a Beira Serra possui seis obras no repertório são elas: O Pe®dido, direção de Fernando Neves, Circo da Cuesta, direção de Ronaldo Aguiar, Café com Arco, direção de Fernando Vasques e Mimi Tortorella, Grão: Circo da Terra, direção de Fernando Vasques, Acorda, Januário!, direção de Ronaldo Aguiar e Circo Girassol, direção de Fernando Vasques. A direção é de Fernando Neves. Na dramaturgia estão Fernando Vasques e Mimi Tortorella. Na Iluminação temos Osvaldo Gazotti e na Direção Musical e Músico: Dael.

Com apresentação gratuita, a retirada de ingressos limitados acontece na Loja Sesc, no dia da atividade, a partir das 13h.

Dentro do FERERESTIVAL, o espetáculo de teatro infantil “A Princesa e a Costureira” (dia 9/4, às 15), se inspira na obra de Janaína Leslão. A peça dialoga com os contos de fadas, trazendo a história da jovem Cíntia, que está prometida em casamento para o príncipe do reino vizinho, porém se apaixona pela costureira responsável por confeccionar seu vestido de noiva. Narrada por três costureiros que vão se revezando entre todos os personagens, a peça provoca a reflexão sem abrir mão da fantasia e do lúdico.

A princesa e a costureira (Foto: Alexandre Krug)

O Teatro da Conspiração formou-se em 2000 na Escola Livre de Teatro de Santo André, dentro dos Núcleos de Montagem e Dramaturgia, este último coordenado por Luís Alberto de Abreu. Já criou sete espetáculos adultos e sete infantis. A PRINCESA E A COSTUREIRA recebeu diversas distinções em 2016, como o prêmio da APCA – Melhor Espetáculo Infantil Sobre Diversidade; indicações Prêmio FEMSA: Melhor Espetáculo Categoria Especial/Melhor Dramaturgia; Espetáculo Infantil do Ano-Dib Carneiro/Guia da Folha.

Com apresentação gratuita, a retirada de ingressos limitados acontece na Loja Sesc, no dia da atividade, a partir das 14h.

Circo :: QUANDO ACORDEI, O CIRCO JÁ TINHA IDO EMBORA
Dia 5/7, terça, às 15h.
Espaço Arena. Grátis. Livre.
O espetáculo traz memórias de infância gestadas pelos circos itinerantes que armavam suas lonas às margens do Rio Juquery. A trama é atravessada por lembranças da várzea tomada pelos trailers dos artistas, cercados por serragem, macacos e elefantes. Lembranças resignificadas através de números tradicionais circenses, tais como acrobacia, aéreos, malabares e palhaçaria. Com Trupe Trapaceros.
Retirada de ingressos limitados, na Loja Sesc, no dia da atividade, a partir das 13h.

Teatro :: O PERDIDO
Dia 8/7, sexta, às 15h.
Teatro. Grátis. Livre.
Em Nossa Senhora das Dores de Cima da Serra, às vésperas da Festa da Padroeira, Januário quer pedir a mão de Sá Marica em casamento. Seu amigo Zé Tobó o aconselha a usar uma infalível poção do amor preparada por Dona Ermelinda, benzedeira e curandeira do lugar, que por sua vez tem um passado mal resolvido com Seu Tonico, pai de Sá Marica.
Com Cia Beira Serra de Circo e Teatro.
Retirada de ingressos limitados, na Loja Sesc, no dia da atividade, a partir das 13h.

Teatro :: A PRINCESA E A COSTUREIRA
Dia 9/7, sábado, às 15h.
Teatro. Grátis. Livre.
Criada sobre a obra de Janaína Leslão, a peça dialoga com os contos de fadas, trazendo história da jovem Cíntia, que está prometida em casamento para o príncipe do reino vizinho, porém se apaixona pela costureira responsável por confeccionar seu vestido de noiva. Narrada por três costureiros que vão se revezando entre todos os personagens, a peça provoca a reflexão sem abrir mão do lúdico.
Com Teatro da Conspiração.
Retirada de ingressos limitados, na Loja Sesc, no dia da atividade, a partir das 14h.

(Carta Campinas com informações de divulgação)