Transformar areias incômodas em pérolas. Essa é a sina da Ostra e a realidade de muitas mulheres que gestaram e pariram durante o isolamento social, desencadeado pela pandemia de Covid 19. A insegurança, o medo de contaminação, a falta dos abraços das pessoas amadas e a solidão, foram sensações e sentimentos recorrentes a todos. Mas gestar sem a certeza de estar viva ao fim do processo, foi algo perturbador para as pessoas que gestaram durante o período de isolamento social.

(Foto: Angelica ltc.)

Permeada por essa realidade, em meados de julho de 2020, nasce o livro “A Ostra” da atriz, diretora teatral e escritora, Gabriela Guinatti:

“Nesse período eu estava gestando minha filha mais nova e senti uma gama de sentimentos irreconhecíveis. O livro saiu de mim como um uivo ou um grito”, relata Gabriela. Ao terem conhecimento da obra, Hosana Mariotti, Kelly Cheretti, Leticia Frutuoso, Mariá Guedes, Suzana Tomás e Fernanda Jannuzzelli, atrizes e amigas desde os tempos em que se conheceram cursando a faculdade de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas, resolveram se reunir novamente em um projeto ousado: transformar o livro “A Ostra” em peça teatral, e o projeto foi contemplado pelo ProAC de montagem e apresentação de espetáculo online inédito de 2021.

Com direção de Gabriela Guinatti e com um grande elenco e equipe técnica, o espetáculo “A Ostra” acontecerá de forma itinerante por entre os corredores da casa de dona Albertina, avó materna da autora, e irá deflagrar um recorte na vida de uma mulher, gestante e em clausura: “Sendo Ostra, um substantivo feminino e entendendo que da Ostra, mas somente da Ostra que está em sofrimento, nasce a pérola e que a pérola é uma concreção esférica ou de outra forma, que se cria em torno de corpos estranhos, o espetáculo ‘A Ostra’, trata da poesia criada em torno de algo que incomoda, invade, perturba, reflexo da busca da personagem que luta por transformar as areias incômodas, em pérolas para si e para os seus”, diz Gabriela.

Com transmissão ao vivo pelo Youtube, o espetáculo promete trazer um novo ponto de vista em relação à nova linguagem artística que surgiu durante a pandemia, o teatro via internet: “O resultado dessa montagem, diferentemente da maioria dos espetáculos que vêm sendo transmitidos de maneira pré-gravada, propõem presença. Embora online, a transmissão ao vivo leva a quem assiste a certeza de uma experiência única, como se tem em um teatro, porém com acesso de onde for possível para o espectador, selando um pacto entre quem assiste e quem se apresenta, semelhante ao criado entre o performer cênico no espaço físico do teatro e o público presencial, tudo isso somado a ferramenta online, que extrapola as paredes dos teatros e faz chegar a linguagem a locais isolados dessa discussão”, diz Gabriela
Perissinoto, diretora audiovisual do espetáculo.

A peça terá transmissão ao vivo pelo Youtube nos dias 23, 24, 30 e 31 de Julho, sempre às 15h, e após o espetáculo, acontecerá uma roda de conversa com as atrizes e diretora da peça, via Zoom, e todo o público está convidado a participar. “A Ostra” é um espetáculo online e ao vivo, que oferece uma experiência única em cada dia de apresentação. Então, escolha o seu dia e prepare-se para o mergulho.”

FICHA TÉCNICA:
Texto não dramático e direção: Gabriela Guinatti
Elenco: Fernanda Jannuzzelli, Hosana Mariotti, Kelly Cheretti e Letícia Frutuoso
Cenografia: Marina Regis
Figurinos: Mariá Guedes
Direção musical: Suzana Thomaz
Equipe audiovisual: GAMA Produção Visual (Gabriela Perissinotto, Marcel Vecchia,
Danielle Braido, Karina Couto, Camila Guinatti, Sandra Simião e Angélica Ltc).
Arte gráfica: Nathalia Ernesto
Produção: Cris Taguchi e Juliana Saravali
Gestão contábil: Giselle Bastos

Projeto realizado com o apoio do Proac

TEMPORADA ONLINE DO ESPETÁCULO “A OSTRA”
Quando: 23, 24, 30 e 31 de julho, às 15h
Onde: www.youtube.com/ostraarte
Quanto: grátis
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: instagram/ostra.arte

(Carta Campinas com informações de divulgação)