.Por Roberto Ravagnani.

Hoje somos em 27 milhões de voluntários, 13% da população que faz voluntariado de forma recorrente e mais 22% de forma pontual, no mundo a média é de 21%.

(imagem stefano ferrario – pbl)

Na américa latina temos cerca de 50 milhões de voluntários e na Europa 90 milhões.

O voluntariado é uma ferramenta de crescimento pessoal, profissional, social e uma grande oportunidade de conseguir novos skills.

Para empresas uma ferramenta fantástica, só vou contar para vocês, barata e extremamente gratificante de capacitar seus colaboradores.

Para as escolas e universidades pode ser uma ferramenta fantástica de novos aprendizados e principalmente do entendimento da importância desta atividade. Mas não como uma obrigação de se fazer voluntariado, mas com o estímulo para a prática através de conhecimento e do entendimento da atividade.

Dito isto quero dizer que se você trabalha em uma organização social ou empresa, tem esta ferramenta potente na mão a sua disposição se você é de uma assessoria de organizações ou empresas, pode sugerir para seus clientes esta ferramenta. Se é de uma escola ou universidade tem esta possibilidade de ter um grande diferencial de educação, pois o voluntariado educa para a vida de forma prática, aplicando o respeito a diversidade, a inclusão, ao trabalho em grupo e muito mais, sendo lúdico e entregando valor para a sociedade.

Tudo isso a favor e ainda não conseguimos ter 3% (três por cento) da população doando sangue regularmente, olha que triste isso, algo banal, simples, sem dor (ta bom uma picada vai), 3 vezes ao ano para mulheres até 4 para homens e ficamos por volta de 1,5% da população doando sangue.

O que falta para atingirmos nossa meta de 3%, é um absurdo de pouco esta meta e não conseguimos. Precisamos de você, cidadão de bem, para ser doador e ser um divulgador desta causa tão importante, que literalmente salva vidas.