O violeiro e cantador Osni Ribeiro estará no teatro do Sesi Amoreiras nesta sexta-feira (24/6), às 20h, apresentando o show “São Paulo Caipira”. Os ingressos são gratuitos, com reservas antecipadas pelo Meu Sesi. 

(Foto: Aline Grego)

No show, são apresentados clássicos da música caipira, influências recebidas pelo gênero e ainda sucessos de outros estilos musicais que carregam influências das modas caipiras. Tristezas do Jeca, Chalana, Cio da Terra e Casa no Campo são algumas das canções do espetáculo que envolve música, prosa e poesia. 

Osni Ribeiro estará acompanhado por Arnaldo Silva, no violão e voz, e Marcos Lopes, no acordeom. 

Osni Ribeiro começou cantando música caipira com o parceiro José Lira. A partir de 1986, iniciou sua carreira solo. De 1989 a 1991 rodou São Paulo, Minas Gerais e Paraná levando suas canções aos festivais de MPB – período que trouxe novas experiências, laços de amizades e alguns prêmios ao compositor.  

Gravou os CDs Osni Ribeiro (94), Bebericando (96), Arredores (2018) e Cantigas de Andar (2022). Teve também canções gravadas em diversos CDs de festivais, outras coletâneas e por outros intérpretes. Em 2018 integrou a coletânea Viola Paulista pelo selo Sesc . 

Osni procura preservar a tradição musical de Botucatu, traduzindo em letra, música e rítmica a essência da música caipira e, desde 1997, desenvolve um trabalho de pesquisa e composição baseado na música do interior paulista e outros regionalismos brasileiros.  

Em 2020/2021 dirigiu e apresentou a websérie “Manhã Violeira” com temas e entrevistas relacionados à viola, música e cultura caipira. Já produziu outros espetáculos temáticos como “Êta Nóis”, “Lusitanos Inusitados – a música tradicional de Portugal na viola brasileira”, um “tributo ao Mazzaropi – o Carlitos Caipira”, e “Sobre Trilhos e Canções – um recorte sobre canções relacionadas à ferrovia”. 

“Osni Ribeiro – São Paulo Caipira” 

Local: Sesi Amoreiras – Avenida das Amoreiras, 450 – Pq Itália, Campinas/SP 

Data: 24 de junho 

Horário: 20h  

Capacidade do teatro: 361 lugares 

Duração: 60 minutos 

Classificação indicativa: Livre 

nero: Pop 

Informações: WhatsApp 19-996421499 

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu Sesi. Apresentar o QR Cde pelo celular na entrada do espetáculo. Os ingressos remanescentes serão distribuídos antes do início da apresentação no Teatro do Sesi Amoreiras. 

(Carta Campinas com informações de divulgação)