Na próxima sexta-feira, dia 10 de junho, o Grupo N’Goma se apresenta no espaço Goma Arte e Cultura, em Barão Geraldo, com entrada gratuita. Nos intervalos e encerramento, o DJ Will da Leste traz uma discotecagem de musicalidades africanas e afro diaspóricas.

O gênero musical do samba tem origem na cultura africana presente em nosso país. A primeira ligação sobre as origens do samba está relacionada com rodas de dança realizadas pelos escravos africanos no Brasil. Entre as danças praticadas estão o lundu, o coco, o fandango, entre outras. Essas danças eram puxadas, sobretudo, pelos ritmos dos batuques.

Os historiadores dizem que o samba urbano carioca, a forma mais conhecida de gênero musical, tem relação mais direta com o samba de roda, estilo musical tocado em rodas de dança e rodas de capoeira. Esse estilo surgiu na região do Recôncavo Baiano na segunda metade do século XIX. O termo samba, nesse contexto, tinha o sentido de “festa”.

O projeto “Conexão Jamaifrica” (Jamaica + África) de DJ Will da Leste navega, por sua vez, por gêneros da musicalidade africana, entre eles: Funaná, Marrabenta, Afro Jazz, Afro Beat, Afro Trap, Soukous, Kuduro, o Raï Music, Desert Blues, a música árabe e o Rock Psicodélico Africano, entre outros; junto à música jamaicana como Ska, Rocksteady, Psydelich Reggae, Soulfull Reggae, Roots e Dub, contando ainda com Axé Music, Tecno Brega, Carimbó e Lambada; sem deixar de lado as baladas de Northern Soul.

Instagram: https://instagram.com/grupo.ngoma

Grupo N’Goma

Data: 10/06/2022

Abertura da casa: 19h

Início do Samba: 22h

intervalos afromusicais com o D’j Will da Leste e o projeto Conexão Jamaifrica

Entrada: 0800/Na faixa/Free

Litrão com aquele precinho camarada

Lanches, porções e outras gostosuras saindo da cozinha no capricho

Aquela galera responsa que respeita você e sua família

Local: Goma Arte e Cultura

Avenida Santa Isabel, 518 – Barão Geraldo – Campinas/SP

(Carta Campinas com informações de divulgação)