Em São Paulo – As Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Alfredo Volpi apresentam uma variada programação em julho, com espetáculos e workshops de dança, além de exibições e performances artísticas.

Exposição “Passeio: Arte na Pele” (Foto: Cleber Corrêa)

Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis que tem como objetivo ampliar a vivência artística da população. Seja na capital, no interior ou no litoral paulista, os espaços que dão vida às Oficinas Culturais são ocupados por diversas linguagens artísticas, desde as tradicionais até as mais contemporâneas.

A exposição “Passeio: Arte na Pele”, que ocorre do dia 12 de julho a 26 de agosto, às terças e quintas das 10h às 21h30, e às sextas e sábados das 10h às 18h, na Oficina Cultural Alfredo Volpi, é um bom exemplo de arte inovadora na programação. Trata-se de uma mostra fotográfica desenvolvida pela atriz, maquiadora e artista plástica, Louise Helène, em colaboração com o fotógrafo Cleber Corrêa. Neste projeto, Helène buscou reproduzir obras modernistas, de uma maneira própria, a partir da pintura de corpos e rostos, que foram registrados por Corrêa.

Para compreender melhor o processo criativo da dupla, no dia 15 de julho, das 12h às 14h, será possível assistir, pelo Instagram das Oficinas Culturais ou presencialmente, na Oficina Cultural Alfredo Volpi, uma performance de pintura corporal dos artistas. Os eventos serão livres para todos os públicos e não necessitam de inscrições prévias.

A conversa entre diferentes formatos artísticos continua com o espetáculo “Pedreira! Um filme de dança”. A obra surgiu em 2019, a partir da pesquisa do ator e dançarino Kleber Lourenço para um espetáculo cênico. O objetivo de Lourenço era construir um manifesto dançado sobre existências e ancestralidade evocadas simbolicamente pelo pluriverso das corporeidades negras e da sua relação com o território.

O teatro de Lourenço acabou dando origem, também, a uma produção audiovisual, que será exibida na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no dia 20 de julho, de forma comentada, e nos dias 28 e 29 de julho, às 20 horas, será apresentado o espetáculo cênico. Serão 25 lugares disponíveis para maiores de 16 anos e com ingressos distribuídos uma hora antes do início do evento.

Além disso, para compartilhar o conhecimento adquirido no desenvolvimento do espetáculo com o público, Lourenço oferecerá, no dia 21 de julho, das 14h às 18h, um workshop de experimentação corporal chamado: Pedreira! Coletiva — Ações para mover. A participação é exclusiva para maiores de 16 anos, e pode ser feita até 14 de julho, por aqui.

No sábado, dia 23 de julho, será a vez das crianças dançarem na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Das 11h às 13h, pequenos a partir de 7 anos, acompanhados dos responsáveis, poderão participar da oficina: “Dança, ação, uma pitada de emoção”, promovida pela Confraria de Dança. Durante a atividade, em meio a brincadeiras, serão realizados exercícios de alongamento, aquecimento e desbloqueio muscular. São 20 vagas, e as inscrições podem ser feitas até 17 de julho, por aqui.

No mesmo dia e local, às 15h, a Confraria de Dança também promoverá a exibição: “Brinquedos e Inventos para Dançar”. O espetáculo é realizado há 16 anos pela Confraria, que convida as crianças da plateia a imaginarem e reinventarem o universo com Brinquedos e Inventos para Dançar. A classificação é livre e os ingressos serão distribuídos no local com uma hora de antecedência.

De volta à programação da Oficina Cultural Alfredo Volpi, o espetáculo: “Bixa Pare ou ser tão de mim” ficará em cartaz do dia 20 a 23 de julho, de quarta a sábado, às 20h. Trata-se de um monólogo que tem origem na pesquisa cênica de um corpo bixa, atravessado pelas vivências singulares que integram o Coletivo Bixa Pare. A apresentação do dia 23 contará com tradução em libras e roda de conversa após o espetáculo. É possível retirar os ingressos a partir das 19h30 no local.

De 2 a 13 de agosto, às quartas e quintas-feiras, às 20h, às sextas-feiras, às 17h e 20h, e aos sábados, às 15h e 18h, o espetáculo “Bixa! Pare ou ser tão de mim”, sairá da zona leste em direção ao centro e se estabelecerá na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Para assistir a peça, é necessário ter mais de 16 anos, e pegar os ingressos que serão distribuídos com 1 hora de antecedência no local.

Para ficar por dentro de toda a agenda das Oficinas Culturais, acesse o site do programa.

OC Alfredo Volpi

EXPOSIÇÃO “PASSEIO: ARTE NA PELE” – MODERNISMO BRASILEIRO
Coordenação: Louise Helène e Cleber Corrêa
12/07 a 26/08 – Terças às quintas-feiras das 10h às 21h30| Sextas e Sábados das 10h às 18h
Faixa Etária: Livre

PERFORMANCE EXPOSIÇÃO “PASSEIO: ARTE NA PELE” – MODERNISMO BRASILEIRO
Coordenação: Louise Helène e Cleber Corrêa

15/7 — sexta-feira – 12h às 14h

Participação: Aberta ao Público
Presencial e online: Instagram Oficinas Culturais

ESPETÁCULO: BIXA PARE OU SER TÃO DE MIM
Com: Coletivo Bixa Pare
20/7 a 23/7 — Quarta a Sábado – 20h
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Instruções Gerais: Retirar ingressos a partir das 19h30

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 — Itaquera — São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | Horário de funcionamento: Terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30| Sextas e Sábados das 10h às 18h.

Detalhes sobre os protocolos para visitas podem ser conferidos no site.

Acessibilidade: Elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.
Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

OC Oswald de Andrade

EXIBIÇÃO COMENTADA: PEDREIRA! UM FILME DE DANÇA

Coordenação: Kleber Lourenço

20/7 — quarta-feira – 19h30 às 21h30

Público: aberto a todos os interessados

Classificação etária: 16 anos

25 lugares – ingressos distribuídos com 1h de antecedência.

WORKSHOP: PEDREIRA! COLETIVA — AÇÕES PARA MOVER

Coordenação: Kleber Lourenço

21/7 — quinta-feira – 14h às 18h

Público: artistas em geral, pesquisadores de arte e pessoas interessadas na linguagem artística a partir de 16 anos.

Inscrições: 20/6 a 14/7 por aqui.

Seleção: Análise de currículo

Vagas: 20

ESPETÁCULO: PEDREIRA!

Coordenação: Kleber Lourenço

28 e 29/7 — quinta-feira e sexta-feira – 20h

Público: interessados em geral.

25 lugares – ingressos distribuídos com 1h de antecedência.

Classificação etária: 16 anos

Duração: 40 minutos

OFICINA: DANÇA, AÇÃO, UMA PITADA DE EMOÇÃO

Coordenação: Confraria da Dança

23/7 — sábado – 11h às 13h

Público: Crianças acima de 7 anos acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

Inscrições: 20/6 a 17/7 por aqui.

Vagas: 20

EXIBIÇÃO: BRINQUEDOS E INVENTOS PARA DANÇAR

Grupo: Confraria da Dança

23/7 — sábado – 15h

Público: interessados em geral.

25 lugares – ingressos distribuídos com 1h de antecedência.

Classificação etária: Livre

ESPETÁCULO: BIXA PARE OU SER TÃO DE MIM

Grupo: Coletivo Bixa Pare

2 a 13/8 – sendo: quarta e quinta-feira às 20h e sexta-feira às 17h e 20h; sábados 15h e 18h

Público: aberto a todos os interessados a partir dos 16 anos.

20 lugares – ingressos distribuídos com 1h de antecedência.

Duração: 60 minutos

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 — Bom Retiro — São Paulo

Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.

Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

(Carta Campinas com informações de divulgação)