66% dos brasileiros são de esquerda e de centro; Bolsonaro pode cair 10 pontos até as eleições

Uma pesquisa do Instituto Datafolha publicada na madrugada deste sábado, dia 4, no site do jornal “Folha de S.Paulo” revela que a identificação ideológica do brasileiro com a esquerda e o centro atingiu a marca de 66% da população. Praticamente 50% já se definem como de esquerda ou centro-esquerda (segundo a pesquisa, exatos 49%).

(foto de tela – art – twitter)

A pesquisa é mais uma indicação de que o governo de extrema direita de Bolsonaro é um governo anacrônico e que representa a minoria (rica em grande parte) da população. A pesquisa revelou que apenas 9% se identificam com a direita e 24% com a centro-direita. Ou seja, o voto mais fiel em Bolsonaro representa 9% da população e não os cerca de 29% que as pesquisas estão mostrando.

Uma ação mais precisa dos candidatos que se opõem a Bolsonaro na identificação dele com a extrema direita e com suas posições anticristãs e antievangélicas provavelmente abririam o espaço para a queda. A pesquisa Datafolha é mais uma indicação de que Bolsonaro pode perder pelo menos 10 pontos percentuais até as eleições, apesar de certa estabilidade no quadro eleitoral. Ciro e Lula podem aproveitar a onda antibolsonarista.

Esse perfil da pesquisa Datafolha também explica a tentativa constante da mídia de colar em Lula a imagem de radical, mesmo sabendo perfeitamente, na prática e no discurso, que Lula é um democrata de centro-esquerda. O resumo da ópera é que a pesquisa revela que Lula tem potencial de atingir 66% dos votos.

A pesquisa do Datafolha ouviu 2.556 pessoas acima dos 16 anos em 181 cidades do Brasil nos últimos dias 25 e 26 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou menos.

Recent Posts

Bancada da bala armou e renovou o arsenal do crime organizado, revela estudo

(foto wilson dias - ag brasil) A facilitação no acesso a armas, promovida pelo ex-presidente…

48 minutes ago

Vanessa da Mata traz a turnê ‘Todas Elas’ a Campinas

(foto divulgação) A cantora e compositora Vanessa da Mata chega a Campinas nesta sexta-feira,12 de…

1 hour ago

Cantora Josyara apresenta show do seu novo álbum, ‘Avia’, no Sesc

(foto Juh Almeida - divulgação) Após as turnês dos trabalhos “Mansa Fúria” (2018), “ÀdeusdarÁ” (2022)…

2 hours ago

Projeto de lei prevê a inclusão da misoginia, que é o ódio às mulheres, na Lei do Racismo

(foto rovena rosa - ag brasil) Do BdF - A criminalização da misoginia foi uma…

2 hours ago

Mulheres protestam em todo Brasil contra o feminicídio e a violência do machismo

(foto marcelo camargo ag brasil) Mulheres de diversas cidades brasileiras saíram às ruas neste domingo…

22 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe a comédia ‘Boa Sorte, Leo Grande’ com Emma Thompson

(imagem reprodução - divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no…

2 days ago