O Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas – celebra em 2022 a realização de sua 16ª edição, entre 3 e 10 de julho, e também o retorno aos encontros presenciais após o período mais crítico da pandemia causada pelo Covid-19. Para vivenciar e refletir sobre este momento histórico em que vivemos, o Feveres, como é carinhosamente chamado, traz para esta edição o tema “Cultivar convívios” e apresenta uma programação diversificada com espetáculos adultos, para todas as idades, ações pedagógicas, shows, sarau, debate, encontros e muito afeto.

Mirar Quando os Olhos Se Levantam (Foto: Mayra Azzi)

A 16ª edição é a primeira em toda sua história a acontecer em Julho – normalmente o Festival acontece em Fevereiro – , para garantir um cenário sanitário que possibilitasse a presença física de artistas e plateia.

“O encontro presencial é fundamental para a história do Festival, que está fortemente marcado pelo acontecimento e movimento que sua programação gera na cidade. O Feverestival acredita e difunde a perspectiva de que os afetos e encontros são transformadores de realidades e ferramentas de fomento às novas perspectivas de mundo”, afirma o Núcleo Feverestival.

Desde 2003, o Feveres marca o calendário cultural de Campinas e consolidou-se como o principal festival de teatro da cidade. Criado e desenvolvido inicialmente no distrito de Barão Geraldo, reconhecido polo teatral do município, o Festival cresceu e se difundiu para outros cantos da cidade, criando diferentes formas de se relacionar com o público e com sua rede de apoiadores. 

“Em 2022 celebramos a retomada gradual dos eventos culturais e queremos, de alguma forma, suprir a demanda da classe artística em busca de locais, festivais e eventos para voltarem a se apresentar e circular suas obras”, aponta o Núcleo.

O Núcleo Feverestival é composto por Bruna Schroeder, Cauê Moreira, Dandara Lequi, Dudu Ferraz, Francisco Barganian, Lucas Michelani e Vini Silveira. Confira as novidades da nossa programação em http://feverestival.com.br.

A 16ª edição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; produção da Território Produções Culturais e Núcleo Feverestival; correalização da Universidade Estadual de Campinas, Cocen (Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa), Lume Teatro (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp) e Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas.

Valorização regional e nacional

Os artistas da cena selecionados para compor a programação deste ano do Feverestival foram escolhidos após uma convocatória que priorizou trabalhos do Estado de São Paulo. Entre eles, estão grupos da capital, de Santo André, Botucatu e Franco da Rocha.

Além disso, o Feveres também convidou artistas de outras partes do país – Fortaleza/CE e Belo Horizonte/MG – que têm em seus currículos espetáculos que conversam diretamente com o eixo temático da edição.

A abertura do 16º Feverestival acontecerá no domingo, dia 3 de julho, com um dia inteiro um dia inteiro de ocupação artística na Lagoa do Taquaral, com ações pedagógicas, sarau e contação de histórias. Este dia será encerrado com o Cortejo Abre-Alas realizado pelo LUME Teatro, parceiro do Festival, e artistas convidados da cidade de Campinas.

Nos dias que seguem, a programação passeia por apresentações de espetáculos adultos, infantis (‘para todas as idades’), circenses, de rua, e festas com shows musicais no período da noite. Também haverá a presença de intervenções artísticas pelo Centro de Campinas.

Atração internacional: Argentina

Em todas suas edições o Feverestival oferece ao público de Campinas a possibilidade de apreciar espetáculos internacionais. Neste ano, quem compõe a grade de programação é a artista argentina Andrea Ojeda (Periplo Compañía Teatral), com “Autopsia Lírica de Creso”. 

Nele a protagonista, Andrea Ojeda, se prepara para realizar uma “biopsia in extremis” do homenzinho econômico. “Como ele chegou ao poder? Como construiu seu reinado? Nesta história de homens, as mulheres aparecem insistentemente. Nesta “fábrica de desastres” irá palpitar desesperadamente a pergunta: Qual seria o movimento de “reação” ou “repulsão” que poderia nos levar a um novo ponto de equilíbrio?”, versa o grupo.

O espetáculo “Autopsia Lírica de Creso” será apresentado na Sala dos Toninhos  (que vem aos poucos retomando suas atividades após paralisação por conta da pandemia) na terça e quarta-feira, dias 5 e 6, com contribuição voluntária no chapéu.

Ocupar espaços

Celebrar encontros, cultivar convívios… e valorizar o território em que habitamos. O Feverestival, neste ano, optou por realizar uma edição mais condensada na região central de Campinas e traz para a programação a ocupação de diversos locais públicos como teatros, praças e parques.

O Teatro Municipal Castro Mendes, figura já carimbada em edições anteriores, receberá dois grandes espetáculos da edição: “Mirar: quando os olhos se levantam” (Coletivo Labirinto – São Paulo/SP) e “Nós” (Grupo Galpão – Belo Horizonte/MG). A Sala dos Toninhos também entra na programação juntamente com o SESI Amoreiras para receber os espetáculos adultos. Já o SESC Campinas, apoiador do Feverestival de longa data, abre suas portas para os espetáculos ‘para todas as idades’ e também a residência artística que será realizada pela argentina Andrea Ojeda (Periplo Compañía Teatral).

Além deles, o público também vai ver o Feveres acontecendo em grandes parques como o Taquaral e a Arautos da Paz, em praças como a Carlos Gomes, Correia Lemos (em frente ao Castro Mendes), no Largo das Andorinhas e na Escola Estadual Carlos Gomes.

16ª edição

Neste ano, o Feveres traz o tema “Cultivar convívios”, propondo reflexões sobre este momento histórico em que vivemos com a crise sanitária provocada pelo Covid-19, crises políticas e a efervescência de discussões múltiplas sobre nossa existência na Terra.

Quando os Futuros Desejáveis (tema da 15ª edição, realizada em Fevereiro de 2020) nos são tolhidos, juntamos afeto para semear a potência que é estar vivo. Afinal, fazer um festival de teatro é acolher as dúvidas e incertezas coletivas do presente e transformá-las em um ato criativo. Por isso, este é um convite para que, através da teatralidade, possamos entrever outras perspectivas.

É possível habitar esse território respeitando a diversidade humana e honrando a terra em que pisamos? Quais as alternativas sociais e ambientais para que possamos ressignificar nosso modo de viver nesse planeta? Como cultivar convívios?

“Para pensar sobre essas questões, propomos olhar para as cartografias existentes em nosso território. Não nos interessam apenas as linhas geopolíticas bem definidas, mas também o olhar sobre as fronteiras culturais, percebendo e expandindo novas possibilidades de relações”, explica o Núcleo Feverestival. 

Confira a programação oficial do 16º Feverestival:

Programação oficial – 16º Feverestival

3/7 – Domingo

DANÇA DE SALÃO: DESCOBRINDO CONEXÕES OUTRAS

CAROLINA POLEZI

Campinas/SP | Ação pedagógica

Horário: 9h | Local: Lagoa do Taquaral – Próximo ao Planetário (Portão 7)

Público-alvo: Interessades em dança de salão

Número de vagas: Ilimitado | Sem necessidade de inscrições

Sinopse: A oficina busca apresentar ao público uma abordagem diferente para o forró, em que os participantes poderão conhecer melhor suas origens histórico culturais a partir de práticas das danças populares nordestinas e da condução compartilhada.

Ministrantes: Carolina Polezi

OFICINA DE POESIA BILÍNGUE (LIBRAS-PORTUGUÊS)

COLETIVO MÃO DUPLA

Campinas/SP | Ação pedagógica

Horário: 10h | Local: Lagoa do  Taquaral – Área para PicNic (Portão 1)

Público-alvo: Pessoas surdas, poetas e público geral

Número de vagas: 20 | Sem necessidade de inscrições

Sinopse: A oficina tem a intenção de unir poetas surdos e ouvintes, mostrando as possibilidades de expressão poética usando elementos das literaturas Surda e Ouvinte. Os participantes podem trazer poesias prontas a serem transformadas pela metodologia oferecida ou elaborarão novas poesias, de forma que, ao final, todas que aconteçam nas línguas Português e Libras ao mesmo tempo, numa interação entre as identidades de artistas surdos e ouvintes. 

Ministrantes: Bruno Vital, João Pedro Acciari, Isa Santos e Letícia Navero

DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS: DIÁLOGOS ENTRE TRADIÇÃO E O CONTEMPORÂNEO

DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS CAMPINAS

Campinas/SP | Ação pedagógica

Horário: 10h | Local: Praça Arautos da Paz

Público-alvo: Interessades em dança e cultura afro-brasileira; a partir de 15 anos

Número de vagas: 35 | Sem necessidade de inscrições

Sinopse: A oficina “Danças Afro-Brasileiras: diálogos entre tradição e contemporâneo”, pretende levar aos participantes um pouco do universo da dança afro, através dos elementos da natureza, de variados ritmos, movimentos e coreografias; partindo de uma oralidade e corporeidade baseadas na ancestralidade negra na diáspora.

Ministrantes: Renata de Oliveira, Otávio Andrade e Yandara Pimentel

A FLOR DO CURUPIRA

CIA BENEDITA NA ESTRADA

Campinas/SP | Contação de histórias

Horário: 11h | Local: Lagoa do  Taquaral – Playground (Portão 1)

Duração: 50min | Classificação etária: Livre | Grátis

Sinopse: É preciso ser grande pra se ter coragem? Essa história inspirada no livro “Tampinha” de Angela Lago mostra que às vezes, quanto menor a gente é, mais coragem temos! Haja coragem pra sairmos de onde nascemos e enfrentarmos os desafios que a vida trás. Convidamos a todes para viver essa aventura de sabedoria popular, muita música e brincadeiras.

Texto: Cia Benedita na Estrada (livremente inspirado no livro “Tampinha de Angela Lago) | Direção: Cia Benedita na Estrada | Elenco: Bruno Dutra e Mirna Rolim | Figurino: Graciete Mary Santos | Preparação musical: Aline Marques | Fotografia: Tereza Saci | Registro de vídeo: Tobias Rezende | Designer gráfico: Mirna Rolim | Produção: Cia Benedita na Estrada

SARAU SINALIZA

COLETIVO MÃO DUPLA

Campinas/SP | Sarau

Horário: 13h | Local: Lagoa do  Taquaral – Área para PicNic (Portão 1)

Duração: 2h | Classificação etária: Livre | Grátis

Acessibilidade: Libras

Sinopse: Ao unir a poesia oral e a poesia do corpo, o evento traz surdos e ouvintes à Lagoa do Taquaral. O Sinaliza busca fomentar a cultura do Slam Bilíngue (Libras-Purtuguês) na região de Campinas e reformular os lugares que ocupamos através da poesia sinalizada. Neste Sarau, duplas formadas por um poeta surdo e um ouvinte, apresentarão poesias com elementos da Cultura Surda. É para ouvintes e surdos, para quem é poeta e quem não é, para adultos e crianças, é para todes!

Poetas Surdos: Bruno Vital, Elivelton Silva e João Pedro Acciari | Poetas ouvintes: Gabriel Nardi, Isa Santos, Leticia Navero

CORTEJO “ABRE-ALAS”

LUME TEATRO, FAMÍLIA BURG, CIRCO DA SILVA, NANOCIRCO, BLOCO CUPINZEIRO E RENATA OLIVEIRA 

Campinas/SP | Cortejo

Horário: 15h | Local: Lagoa do  Taquaral (Portão 1)

Duração: 1h30 | Classificação etária: Livre | Grátis

Sinopse: Uma procissão ou desfile carnavalesco que toma de assalto ruas e avenidas, este é o Cortejo Abre-Alas, interferindo no tráfego de carros e de gente, propondo relações com o entorno cotidiano e com o outro, o estranho, o inusitado. O Cortejo Abre-Alas é resultado da oficina-montagem ministrada pelo LUME Teatro, que envolve cerca de 80 artistas e profissionais de várias áreas que, juntos, incorporam elementos do tempo e do espaço da rua às cenas construídas para a intervenção.

Criação e Condução: Naomi Silman, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini (LUME Teatro) | Atuação: Jesser de Souza, Naomi Silman, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini (LUME Teatro) | Roteiro: Naomi Silman e Ricardo Puccetti – LUME Teatro | Assistentes: Giovanna Zottis, Maciej Rozalski e Marcos Rangel | Artistas convidades: Circo da Silva, Família Burg, NanoCirco, Bloco do Cupinzeiro e Renata Oliveira | Figurinos e acessórios: Laura Françozo e Grazi Garbuio | Apoio administrativo: Giselle Bastos | Registro audiovisual: Alessandro Poeta Soave | Apoio comunicação: Alanis Mahara Borges | Direção de produção: Cynthia Margareth (Aflorar Cultura) | Produção executiva: Adolfo Barreto e Laila Gama (Aflorar Cultura) | Criação, execução e pesquisa: LUME Teatro | Produção: Anoné Produções Artística

4/7 – Segunda-feira

MESA: FESTIVAIS E FESTIVIDADES PÓS PANDEMIA – DESAFIOS DE CONTINUIDADE

FEVERESTIVAL

Campinas/SP | Ação pedagógica

Horário: 19h | Local: Sala dos Toninhos

Público-alvo: Produtores culturais; agentes de cultura

Duração: 1h30 | Sem necessidade de inscrições

Sinopse: Feverestival promove essa mesa com o intuito de oportunizar o encontro entre fazedoras e fazedores de festivais e festividades e desenvolver estratégias de fortalecimento mútuo dos eventos que compõem a agenda cultural de Campinas.

Ministrantes: “Dra. Alessandra Ribeiro (Comunidade Jongo Dito Ribeiro), David Rosa (Instituto Baobá de Cultura e Arte – Ponto de Cultura e Memória IBAÔ), Dudu Ferraz (Núcleo Feverestival) e Helio Zulu (Virada Afro Cultural – Margem Cultural)

Mediação: Bruna Schroeder (Núcleo Feverestival)

4, 5, 4, 3…UM PASSO POR VEZ

CYNTHIA MARGARETH (AFLORAR CULTURA)

São Paulo/SP | Espetáculo Adulto

Horário: 20h30 | Local: Sala dos Toninhos

Duração: 45min | Classificação etária: Livre | Ingressos: Contribuição voluntária no chapéu

Sinopse: A produção cultural é sempre um lugar de bastidor, quase invisível aos olhos do público. A produtora que planeja, organiza e coordena se propõe agora o abismo, desestruturando-se em um território novo. Em cena, a trajetória de 15 anos em produção, lançando luz também aos diferentes questionamentos e desafios que esta atividade traz. Uma “desmontagem” na qual a artista desconstrói sua trajetória, revelando a complexidade de ser mulher, mãe e profissional.

Atuação: Cynthia Margareth | Dramaturgia: Cynthia Margareth e Isis Madi | Inspiração, orientação e roteiro: Ana Cristina Colla e Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro) | Direção: Luiza Moreira Salles, Isis Madi, Náshara Silveira | Assistência de direção: Jaya Batista, Maria Loverra | Figurino: Cynthia Margareth e Adriana Barreto | Aderecista: Adriana Barreto | Iluminação: Eduardo Albergaria | Trilha sonora: Barulhista e Pedro Felício | Imagens de projeção: Alessandro Soave Poeta | Edição de imagens: Maria Loverra | Produção: Aflorar Cultura

5/7 a 9/7 – Terça-feira à Sábado

RESIDÊNCIA MULHERES POR UMA POÉTICA PRÓPRIA – TREINAMENTO E CRIAÇÃO CÊNICA PARA ATRIZES

ANDREA OJEDA (PERIPLO COMPAÑÍA TEATRAL)

Buenos Aires/Argentina | Ação pedagógica

Horário: 9h às 13h | Local: SESC Campinas

Público-alvo: Atrizes e estudantes de teatro ou artes cênicas em geral, a partir de 16 anos

Número de vagas: 15 | Inscrições: grátis pela plataforma online SESC até 4/7

Sinopse: Cinco encontros de experimentação sobre uma dramaturgia composta por um entramado de reflexões e perguntas de distintas autoras. Este será o território de busca onde se poderão descobrir suportes, determinantes e desencadeantes da ação cênica, indagar o corpo-instrumento da atriz-mulher como um espaço inédito, que desafia os estereótipos do “feminino”. Como síntese da atividade, será criado um objeto poético a ser compartilhado com o público no último dia de residência.

Ministrante: Andrea Ojeda

5/7 – Terça-feira

QUANDO ACORDEI, O CIRCO JÁ TINHA IDO EMBORA

TRUPE TRAPACEROS

Franco da Rocha/SP | Para todas as idades

Horário: 15h | Local: SESC Campinas

Duração: 0min | Classificação etária: Livre | Grátis (Retirar ingresso no local 1h antes)

Sinopse: “Quando acordei o circo já tinha ido embora” é um espetáculo que trata das nossas memórias de infância. Revive as lembranças dos circos brasileiros de lona itinerantes que moram no coração da nossa memória. Recheado de números circenses de acrobacia, aéreos, malabarismo e palhaçaria, o espetáculo é embalado por músicas autorais tocadas ao vivo.

Dramaturgia: Marcelo Paixão | Direção: Meire Ramos | Banda: Caio Cury, Camila Borges e Priscila Freire | Artistas: Marcelo Paixão e Meire Ramos | Cenografia: Dodô Giovanetti | Figurinos: Isa Maria | Técnico de palco: Adriano Bitu | Iluminação: Stephany Hermínio | Captação e edição de imagem e vídeo: Mari Moura | Produção Executiva: Organza Organiza | Produção Artística: Trupe Trapaceros | Fotografias de divulgação: Emerson Mathias | Motorista: Cláudio Paixão

SHOW TC SILVA E LAYLA XAVIER + CONVIDADOS 

TC SILVA E LAYLA XAVIER (CASA DE CULTURA TAINÃ)

Campinas/SP | Show

Horário: 19h | Local: Sala dos Toninhos

Duração: 40min | Classificação etária: Livre | Grátis

Sinopse: Na busca de reconexão com nossas ancestralidades, seguimos a pulsação das Áfricas que carregamos no corpo e na alma. Seguimos pela afro-diáspora tecendo nossa história com nossos Fios de Memória. “África minha, África, África que conta meus avós, eu nunca te conheci, mas te carrego dentro de mim”.

AUTÓPSIA LÍRICA DE CRESO

ANDREA OJEDA (PERIPLO COMPAÑÍA TEATRAL)

Buenos Aires/Argentina | Espetáculo Adulto

Horário: 20h30 | Local: Sala dos Toninhos

Duração: 1h | Classificação etária: Livre | Ingressos: Contribuição voluntária no chapéu

Sinopse: “Autópsia Lírica de Creso” é um espetáculo com formato de aula cênico-poética. A protagonista se prepara para realizar uma “biopsia in extremis” do homenzinho econômico. Como ele chegou ao poder? Como construiu seu reinado? Nesta história de homens, as mulheres aparecerão insistentemente. Nesta “fábrica de desastres” irá palpitar desesperadamente a pergunta: Qual seria o movimento de “reação” ou “repulsão” que poderia nos levar a um novo ponto de equilíbrio? 

Atuação, Direção, Dramaturgia: Andrea Ojeda | Figurino: Julieta Fassone | Cenografia: Diego Cazabat, Andrea Ojeda | Assistência: Diego Cazabat, Hugo de Bernardi | Iluminação: Julieta Cazabat | Produção Geral: Periplo Compañía Teatral | Espaço de Criação: El Astrolabio Teatro

6/7 – Quarta-feira

AUTÓPSIA LÍRICA DE CRESO

ANDREA OJEDA (PERIPLO COMPAÑÍA TEATRAL)

Buenos Aires/Argentina | Espetáculo Adulto

Horário: 20h30 | Local: Sala dos Toninhos

Duração: 1h | Classificação etária: Livre | Ingressos: Contribuição voluntária no chapéu

Sinopse: “Autópsia Lírica de Creso” é um espetáculo com formato de aula cênico-poética. A protagonista se prepara para realizar uma “biopsia in extremis” do homenzinho econômico. Como ele chegou ao poder? Como construiu seu reinado? Nesta história de homens, as mulheres aparecerão insistentemente. Nesta “fábrica de desastres” irá palpitar desesperadamente a pergunta: Qual seria o movimento de “reação” ou “repulsão” que poderia nos levar a um novo ponto de equilíbrio? 

Atuação, Direção, Dramaturgia: Andrea Ojeda | Figurino: Julieta Fassone | Cenografia: Diego Cazabat, Andrea Ojeda | Assistência: Diego Cazabat, Hugo de Bernardi | Iluminação: Julieta Cazabat | Produção Geral: Periplo Compañía Teatral | Espaço de Criação: El Astrolabio Teatro

7/7 – Quinta-feira

CIRCOMUNS

CIRCO TEATRO PALOMBAR

São Paulo/SP | Para todas as idades

Horário: 20h | Local: SESI Amoreiras

Duração: 1h | Classificação etária: Livre | Grátis (Ingressos pela plataforma online SESI)

Sinopse: Aqui circulam pessoas comuns, trabalhadores anônimos da cidade, cruzam histórias despercebidamente ao nosso olhar mas em uma dessas esquinas do bairro atravessam a sensibilidade de artistas de circo que não se enquadram na dureza cotidiana e buscam transformar instantes da vida em momentos de criação e potência.

Coordenação geral e Direção: Adriano Mauriz | Assistente de direção: Marcelo Nobre | Cenário: Marcelo Larrea | Maleta: Eduardo Salzane | Adereços: Coletivo Circo Teatro Palombar | Figurino: Carlos Gardin e Laura Alves | Iluminação: Fernando Alves | Concepção e Produção: Coletivo Circo Teatro Palombar | Elenco de Artistas: Dinho Dini, Giuseppe Farina, Guilherme Torres, Henrique Nobre, Leonardo Galdino, Marcelo Nobre, Paulo Santos, Rafael Garcia, Vinicius Mauricio

8/7 – Sexta-feira

O PE®DIDO

CIA BEIRA SERRA DE CIRCO E TEATRO

Botucatu/SP | Para todas as idades

Horário: 15h | Local: SESC Campinas

Duração: 55min | Classificação etária: Livre | Grátis (Retirar ingresso no local 1h antes)

Sinopse: Em Nossa Senhora das Dores de Cima da Serra, às vésperas da Festa da Padroeira, Januário quer pedir a mão de Sá Marica em casamento. Seu amigo Zé Tobó o aconselha a usar uma infalível poção do amor preparada por Dona Ermelinda, benzedeira e curandeira do lugar, que por sua vez tem um passado mal resolvido com Seu Tonico, pai de Sá Marica. Mesmo alertados de que, no amor, intervir com poção nunca foi solução que prestasse, os dois investem nesse caminho e armam uma grande confusão.

Direção: Fernando Neves | Dramaturgia: Fernando Vasques e Mimi Tortorella | Elenco: Carol Tieghi, Fernando Vasques, Mimi Tortorella, Murilo de Andrade, Osvaldo Gazotti e Regina Blanco | Direção musical e Músico: Dael | Iluminação: Osvaldo Gazotti | Cenografia: Laura Françozo e Otávio Seraphim | Figurinos: Laura Françozo | Adereços: Marcela Donato e Laura Françozo | Perucaria e visagismo: Oficina da Malonna | Costura: Ivete Dias | Operador de Luz: Gabriel Lino | Poesias: Pereira da Viola e Ricardo Silvestrin

MIRAR: QUANDO OS OLHOS SE LEVANTAM

COLETIVO LABIRINTO

São Paulo/SP | Espetáculo Adulto

Horário: 20h | Local: Teatro Municipal Castro Mendes

Duração: 70min | Classificação etária: 14 anos | Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia), pela plataforma Sympla

Sinopse: Quatro caminhantes percorrem lugares e histórias da América Latina em uma espécie de busca-viagem por pertencimento. O espetáculo lança mão de expedientes contemporâneos para revelar o lastro da colonização, celebrar a potência da diversidade dos povos, e refletir aspectos contraditórios do nosso continente para mirar além das fronteiras.

Direção, Dramaturgia e Textos: Jé Oliveira | Artistas criadores: Abel Xavier, Carol Vidotti, Emilene Gutierrez e Lua Bernardo (Musicista) | Assistência de direção: Éder Lopes | Interlocução artística: Georgette Fadel e Wallyson Mota | Direção musical: Maria Beraldo | Vídeos e Projeções: Laíza Dantas | Iluminação: Wagner Antônio | Figurino: Éder Lopes | Costureira: Nininha Lopes | Cenotécnico: José Da Hora | Texto-áudio: Abel Xavier e Jé Oliveira | Técnico de som: Tomé de Souza | Operação de luz: Ton Ribeiro | Operação de projeção: Marcela Katzin | Fotos: Mayra Azzi | Direção de produção: Carol Vidotti

9/7 – Sábado

MULHERES POR UMA POÉTICA PRÓPRIA – TREINAMENTO E CRIAÇÃO CÊNICA PARA ATRIZES

PARTICIPANTES DA RESIDÊNCIA COM ANDREA OJEDA (PERIPLO COMPAÑÍA TEATRAL)

Buenos Aires/Argentina | Espetáculo Adulto

Horário: 13h | Local: SESC Campinas

Duração: 30min | Classificação etária: Livre | Grátis (Retirar ingresso no local 1h antes)

Sinopse: Compartilhamento da criação realizada durante a residência “Mulheres Por Uma Poética Própria”, com orientação de Andrea Ojeda (Periplo Compañía Teatral). O trabalho convida a uma conexão com a obra de distintas criadoras para abrir uma instância de investigação poética.

Mediação: Andrea Ojeda

A PRINCESA E A COSTUREIRA

TEATRO DA CONSPIRAÇÃO

Santo André/SP | Para todas as idades

Horário: 15h | Local: SESC Campinas

Duração: 60min | Classificação etária: Livre | Grátis (Retirar ingresso no local 1h antes)

Sinopse: A Princesa e a Costureira nasceu do desejo de falar sobre diversidade para crianças e jovens. Criada sobre a obra de Janaína Leslão, a peça dialoga com os contos de fadas, trazendo a história da jovem Cíntia, que está prometida em casamento para o príncipe do reino vizinho, porém se apaixona pela costureira responsável por confeccionar seu vestido de noiva. Narrada por três costureiros que vão se revezando entre todos os personagens, a peça provoca a reflexão sem abrir mão da fantasia e do lúdico.

Texto: Janaína Leslão | Dramaturgia: Solange Dias | Direção: Antônio Correa Neto | Elenco: Erika Coracini, Marcio Ribeiro e Marina Esteves | Composição e Direção musical: Elaine Marin | Cenário e Figurinos: Mauro Martorelli | Iluminação: Cássio Castelan | Design gráfico: Mauro Martorelli | Produção e Fotos: Alexandre Krug

TODO CAMBURÃO TEM UM POUCO DE NAVIO NEGREIRO

NÓIS DE TEATRO

Fortaleza/CE | Espetáculo de Rua

Horário: 18h| Local: Largo das Andorinhas (em frente à escola Carlos Gomes)

Duração: 100min | Classificação etária: 14 anos | Grátis

Sinopse: “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro” conta a história de Natanael, uma espécie de anti-herói que habita as periferias. Dividido em três atos, narramos a saga de um menino negro que, inserido num contexto de opressão e violência, é levado a tomar decisões que lhe custarão um julgamento popular. 

Coordenação geral: Altemar Di Monteiro | Direção: Murillo Ramos | Dramaturgia e Assistência de direção: Altemar Di Monteiro | Elenco: Doroteia Ferreira, Kelly Enne Saldanha, Altemar Di Monteiro, Henrique Gonzaga, Amanda Freire, Carlos Magno Rodrigues e Maurício Rodrigues | Contrarregragem: Bruno Sodré, Nayana Santos e Angélica Freire | Cenografia: Jefferson Saldanha | Figurino: Miguel Campelo | Bonecos: Carlos César | Adereços: Pádua Oliveira | Maquiagem: Kelly Enne Saldanha | Preparação vocal: Danilo Souto | Preparação Canto: Juliana Veras | Produção: Nóis de Teatro

QUANDO QUEBRA QUEIMA

COLETIVA OCUPAÇÃO

São Paulo/SP | Espetáculo de Rua

Horário: 20h | Local: Escola Estadual Carlos Gomes

Duração: 1h | Classificação etária: 12 anos | Grátis

Sinopse: Quando Quebra Queima é um espetáculo-festa, ato, levante que acontece próximo ao público transformando o espaço cênico a todo momento e deslocando o real para a cena. Fotos e vídeos feitos pelos próprios secundaristas são projetados; gritos de luta são cantados; ações e movimentos de rua são evocados no corpo de todos que participam. Um grito, uma dança-luta coletiva construída a partir de diferentes corpos, desejos e afetos.

Dramaturgia: ColetivA Ocupação | Direção: Martha Kiss Perrone | Criação e performance: Abraão Santos, Alicia Esteves, Alvim Silva, Ariane Fachinetto, Benedito Beatriz, DJ Akinn, GabriÊle Fernandes, Ícaro Pio, Letícia Karen, Marcela Jesus, Matheus Maciel, Mel Oliveira, PH Veríssimo, Shao | Som/Performance live: Shao | Operação de vídeo: Alicia Esteves | Vídeo em cena: Martha Kiss Perrone | Fotos em cena: Alicia Esteves | Produção: Paula Serra, Gabriela Gonçalves, Corpo Rastreado, ColetivA Ocupação | Figurino: Lu Mugayar, ColetivA Ocupação | Iluminação: Alessandra Domingues | Assistência de iluminação: Benedito Beatriz | Operadora de luz: Lux Machado | Colaboração musical: Fronte Violeta | Preparação vocal: Abraão Kimberley

10/7 – Domingo

RINGUE RUA

FAMILIA BURG

Campinas/SP | Espetáculo de Rua

Horários: 11h15 e 15h | Local: Praça Carlos Gomes

Duração: 45min | Classificação etária: Livre | Grátis

Sinopse: Nesta intervenção, a Família Burg convida o público a formar um grande tablado itinerante onde performarão figuras inusitadas como o atrapalhado palhaço Gonçalvez e seu oponente- rival, Hugo, o Terrível. Diferentes modalidades de jogos farão parte deste Ringue: pega-pega, luta de boxe, guerra de polegares, peteca, dança das cadeiras, rinha de dedos entre outras bobagens. Na condução e no apito, o desporto cômico, fica na conta do juiz que põe em dúvida as próprias regras do combate.

Elenco: Hugo Burg Cacilhas, Ivens Burg Cacilhas, Joana de Toledo Piza

O CIRCO FUBANGUINHO

TRUPE LONA PRETA

São Paulo/SP | Espetáculo de Rua

Horários: 17h | Local: Praça Correia de Lemos (em frente ao Teatro Castro Mendes)

Duração: 1h | Classificação etária: Livre | Grátis

Sinopse: “O Circo Fubanguinho” é um espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. As músicas pontuam e costuram o enredo. Nele, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir a qualquer custo.

Direção: Sergio Carozzi e Joel Carozzi | Elenco: Alexandre Matos, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado | Produção: Henrique Alonso | Assistente de produção: Dona Méris e Márcia Carozzi | Cenografia: Xisté Marçal

NÓS

GRUPO GALPÃO

Belo Horizonte/MG | Espetáculo Adulto

Horários: 19h | Local: Teatro Municipal Castro Mendes

Duração: 1h30 | Classificação etária: 16 anos | Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia), pela plataforma Sympla

Sinopse: Enquanto preparam a última sopa, sete pessoas partilham angústias, algumas esperanças e muitos nós. Gerada de um mergulho radical na experiência de mais de 30 anos do Galpão, a 23ª montagem da companhia, dirigida por Marcio Abreu, debate questões atuais, como a violência, a intolerância, a convivência, a partir de uma dimensão política. O Grupo Galpão conta com o Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale, Patrocínio da Cemig e Apoio do banco BV e AngloGold Ashanti por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Elenco: Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Teuda Bara | Direção: Marcio Abreu | Dramaturgia: Marcio Abreu e Eduardo Moreira | Cenografia: Play Arquitetura – Marcelo Alvarenga | Figurino: Paulo André | Iluminação: Nadja Naira | Trilha e Efeitos Sonoros: Felipe Storino | Assistência de Direção: Martim Dinis e Simone Ordones | Preparação musical e arranjos vocais/instrumentais: Ernani Maletta | Preparação vocal e direção de texto: Babaya | Colaboração artística: Nadja Naira e João Santos | Assistência de Figurino: Gilma Oliveira | Assistência de Cenografia: Thays Canuto | Cenotécnica e construção de objetos: Joaquim Pereira e Helvécio Izabel | Operação e assistência de luz: Rodrigo Marçal | Operação de som: Fábio Santos | Assistente técnico: William Teles | Assistente de produção: Cleo Magalhães | Confecção de figurino: Brenda Vaz | Técnica de Pilates: Waneska Torres | Comunicação: Fernando Dornas, Letícia Leiva e Matheus Carvalho | Assessoria de Imprensa: Polliane Eliziário (Personal Press) | Identidade visual: Filipe Lampejo e Vinícius de Souza | Design gráfico: Filipe Lampejo e Rita Davis | Fotos de divulgação: Guto Muniz | Imagens escaneadas: Tibério França e Lápis Raro | Registro e cobertura audiovisual: Alicate Conteúdo Audiovisual | Direção de produção: Gilma Oliveira | Produção executiva: Beatriz Radicchi | Produção: Grupo Galpão

(Carta Campinas com informações de divulgação)