O projeto “Do 13 ao 20: (re)existência do povo negro”, realizado pelo Sesc Campinas, apresenta quatro eventos ao longo desta semana e faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro, englobando ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças.

Na Batida do Tambor! (Foto: Bruno Lemos)

O “Na Estante” acontece até 31/5, de terça a sexta, das 8h às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h, com entrada gratuita, trazendo uma estante temática dedicada à promoção de livros sobre temas diversos. Todo mês, há prateleiras repletas de obras para o público aprofundar a leitura em assuntos sensíveis e contemporâneos.

Em maio, Renato Noguera, professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), assina a curadoria com livros sobre negritude e filosofias africanas.

O mesmo Renato Noguera defende uma “Pedagogia da Pluriversalidade”, suscitando reflexões em favor de uma educação antirracista em “Diálogos Possíveis” no dia 19/5, quinta, das 19h às 20h, atividade on-line com participação gratuita via Zoom. A atividade propõe a discussão de temas relevantes da sociedade contemporânea e convida o público a dialogar com escritores, filósofos e diversos outros profissionais, em um exercício de reflexão.

Diálogos Possíveis (Foto: Marcelo Hallit)

O “Na Batida do Tambor!”, com a Cia. Alcina da Palavra, acontece nos dias 14 e 21/5, sábados, das 14h às 15h, com entrada gratuita, e apresenta histórias afro e afro-brasileiras contadas para crianças e responsáveis a fim de trazer uma compreensão melhor em relação aos contos do continente africano.

Os participantes vão vivenciar e realizar aspectos da cultura negra através da música, danças e brincadeiras. Essas formas de expressão possuem uma linguagem onde cada gesto significa e representa ideias e sentimentos, emoções e sensações.

Encerrando as atividades do projeto, um tapete ilustrado com adinkras (adinkra é um conjunto de ideogramas que tem como objetivo valorizar e preservar o legado e as tradições africanas), instrumentos de percussão, jogo de inventar histórias com figuras que remetem à cultura afro-brasileira, livros e como esses elementos podem contar nossas histórias é o que será encontrado em “Vozes Negras na Literatura Infantil”, com a Cia. Alcina da Palavra, nos dias 15 e 22/5, domingos, das 13h às 16h, com entrada gratuita. A mediação de leitura e bate-papo sobre as autoras e autores negros vão permear os momentos para ensinar e aprender.

DO 13 AO 20: (RE) EXISTÊNCIA DO POVO NEGRO

Ações para a Cidadania :: NA ESTANTE

Até 31/5.

De terça a sexta, das 8h às 21h30.

Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.

Biblioteca. Grátis. 10 anos.

Literatura :: NA BATIDA DO TAMBOR!

Com a Cia. Alcina da Palavra.

Dias 14 e 21/5, sábados, das 14h às 15h.

Espaço Arena. Grátis. Livre.

Literatura :: VOZES NEGRAS NA LITERATURA INFANTIL

Com a Cia. Alcina da Palavra.

Dias 15 e 22/5, domingos, das 13h às 16h.

Biblioteca. Grátis. Livre.

DO 13 AO 20: (RE) EXISTÊNCIA DO POVO NEGRO

DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Dia 19/5, quinta, das 19h às 20h.

Atividade on-line. Grátis. Livre.

Para participar, clique aqui.

(Carta Campinas com informações de divulgação)