.Por Roberto Ravagnani.

Infelizmente a Medida Provisória (MP) 1.099/2022, que cria o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário foi aprovada também pelo Senado. O programa oferece cursos de capacitação profissional, além de vagas de trabalho em troca de pagamento de bolsa. Onde foi feita pesquisas sobre este assunto?

(imagem randy-fath – upl)

Gostaria de saber qual deputado ou senador debateu esse assunto com a sociedade civil, que vem lutando há décadas pelo fortalecimento do voluntariado no Brasil, agora recebe esta notícia triste e retrógrada para o voluntariado. Não é o que está sendo criado é somente a utilização da palavra voluntario de forma indevida e equivocada. O que certamente trará uma instabilidade jurídica para diversas organizações no Brasil. Ainda temos um último suspiro de esperança, visto que ainda a MNP tem que ser sancionada pelo presidente. Quem sabe um sopro de luz divina o ilumina para retirar a palavra voluntário do texto. É só isso que pedimos, retirar ou melhor trocar uma palavra. Certamente o mérito da questão continuará igual.

Mais uma prova irrefutável que os nobres deputados e senadores, votam de acordo com seus interesses e não com conhecimento ou buscam pessoas com conhecimento para perguntar se o que estão votando vai atrapalhar a vida de alguem ou até mesmo vai emperrar outra lei do próprio estado brasileiro.

Mas julgando-se sábios e soberanos, aprovam algo sobre um assunto que não dominam e vão provocar um impacto gigante em estatísticas, organizações por todo o país, pessoas que trabalham com o assunto e juridicamente podem causar grandes prejuízos.

Dizem aos 4 cantos que o Brasil não é para amadores, realmente não é. Trabalhar no Brasil é tarefa árdua, pois enquanto tem um pessoal de boa índole puxando para um lado, tem outro pessoal que não ta nem aí, empurrando para o precipício e o pior, nós pagamos por isso.

Vamos continuar a lutar para a palavra voluntário ser tirada do texto, agora ou a qualquer momento, o importante é que se retire.