Em São Paulo – Depois de passar pelo Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, em 2021, e contar com um público  de 15 mil visitantes, a exposição fotográfica “Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil”, chega à capital paulista, em 27 de maio, para destacar a trajetória de refugiados e migrantes venezuelanos rumo à integração econômica e social no Brasil, a partir de histórias reais de pessoas que atravessaram a fronteira em Roraima nos últimos anos em busca de oportunidades para reconstruírem suas vidas em um novo país.

(Foto: Divulgação/AVSIBrasil)

Quem assina o acervo é o fotógrafo italiano Antonello Veneri, que reside no Brasil há doze anos. Para este trabalho, ele cruzou a fronteira com a Venezuela e registrou o trajeto de diversas famílias, desde que chegaram nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima, passando por outras localidades, como Brasília, no Distrito Federal, Concórdia e Seara, no Oeste catarinense, cidades que receberam grupos de refugiados para atuarem no mercado de trabalho junto à iniciativa privada, e então a conquista de sua autonomia definitiva.

“Ao visitar a exposição, o público acompanha a história de uma viagem carregada de sentimentos, de dignidade e de muita esperança. Mas, mais do que isso, a mostra permite algo ainda mais profundo e intenso, que é a experiência de olhar e ser olhado, por meio dos retratos. Eu gosto muito desta troca. Estamos vivendo um período de grandes migrações no mundo e, dentro destas viagens, são os rostos, através dos retratos, que nos marcam. Me permito dizer que há também a minha história de migrante acolhido pelo Brasil, neste percurso”, revela o artista.

(Foto: Divulgação/AVSIBrasil)

Na exposição, o visitante poderá contemplar fotografias e retratos; ler depoimentos de pessoas entrevistadas, além de contar com recursos audiovisuais que proporcionam uma reflexão sobre refúgio, migração e acolhimento no Brasil. A exposição conta ainda com um espaço educativo e terá a apresentação de vídeos com depoimentos do fotógrafo sobre os bastidores desta experiência, além de depoimentos de colaboradores da AVSI Brasil, acerca do trabalho humanitário realizado nos centros de acolhida.

A mostra Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil tem a curadoria de Benedetta Fontana e faz parte do projeto social Acolhidos por meio do trabalho, implementado desde 2019 pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil) e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos EUA. Para a edição de São Paulo, a exposição conta com o patrocínio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) que gerencia abrigos temporários para pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela em Roraima e apoia a estratégia de interiorização para outras localidades do Brasil, no âmbito da Operação Acolhida. A mostra também é patrocinada pela Fundação Bernard van Leer, que executa o projeto Integração local de refugiados venezuelanos com foco na Primeira Infância, em Roraima e Brasília, para atuação em todo o território nacional, em parceria com ACNUR, AVSI Brasil e Ministério das Cidades.   

A iniciativa tem o apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Rede Brasil do Pacto Global, Consulado da Itália em São Paulo, e entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.

Em São Paulo, a exposição integra o calendário de atividades culturais do CCBB SP, parceiro na realização da mostra, e estará aberta ao público de 27 de maio a 26 de junho, todos os dias da semana (das 8h às 20h), e também aos sábados, domingos e feriados (das 10h às 18h), no edifício sede do Banco do Brasil em São Paulo (avenida Paulista, 1230, lobby central). O evento é gratuito e a classificação etária é livre. O espaço prevê todos os protocolos de segurança e controle preventivos à Covid-19. 

A exposição também conta com atividades paralelas e visitas guiadas com o fotógrafo Antonello Veneri(27 a 29/mai), para mais informações, os releases seguem em anexo.

O projeto

O projeto Acolhidos por meio do trabalho conta com a parceria do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA. Desde que foi implementado, o projeto intermediou a interiorização de 1.700 venezuelanos, de Roraima para nove estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, sendo que 800 pessoas foram contratadas por empresas parceiras. Cada pessoa contratada pode levar seus familiares para um novo recomeço na cidade de acolhida e contam com acompanhamento social e moradia nos três primeiros meses após a contratação. O projeto também atua com a população brasileira em situação de vulnerabilidade, com capacitações profissionais e a inserção no mercado de trabalho.

De acordo com estimativas governamentais, mais de 670 mil pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela entraram no Brasil desde 2017, sendo que cerca de 300 mil permanecem no país. O principal ponto de entrada desta população no Brasil é o estado de Roraima.

Exposição Fotográfica

ACOLHIDOS: o percurso da Venezuela à integração no Brasil (fotografias de Antonello Veneri)

Local: Edifício Banco do Brasil em São Paulo (Torre Matarazzo)

Endereço: Av. Paulista, 1230, lobby central, Bela Vista

Período: 27 de maio a 26 de junho de 2022

Horário: Segunda à sexta-feira (8h às 20h). Sábados, Domingos e Feriados (10h às 20h)

Entrada: Gratuita

Classificação etária: livre

Para visita guiada com grupos fechados, agendar previamente pelo e-mail: [email protected]

(Carta Campinas com informações de divulgação)