Em São Paulo – Até o dia 14 de agosto, fica em cartaz no IMS-Paulista a exposição “Daido Moriyama: uma retrospectiva”, primeira grande retrospectiva latino-americana de um dos maiores fotógrafos japoneses vivos.

Memoria – ©Daido Moriyama Photo Foundation

Daido Moriyama (1938) iniciou a carreira no Japão do pós-guerra e se tornou o ícone pop e mais influente da fotografia japonesa. Inspirado por artistas como Andy Warhol, William Klein e Jack Kerouac, Moriyama revolucionou a forma de olhar o mundo com suas imagens densas e granuladas.

Com base em extensa pesquisa e acesso inédito ao arquivo do fotógrafo, a mostra atravessa diferentes momentos de sua vasta e produtiva carreira: do interesse pela ocupação americana e pelo teatro experimental dos anos 1960 aos trabalhos radicais dos anos 1970, do período autorreflexivo nos anos 1980 e 1990, passando pela documentação incansável das cidades e a reinvenção de seu próprio arquivo.

 ©Daido Moriyama Photo Foundation

A exposição, com curadoria de Thyago Nogueira, ocupa dois andares do IMS Paulista e conta com mais de 200 obras e uma centena de publicações, além da contribuição de estudiosos e especialistas japoneses.

 ©Daido Moriyama Photo Foundation

Entrada gratuita
Até 14/8/2022

Terça a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h. Última admissão: 30 minutos antes do encerramento.

IMS Paulista
Galerias 1 e 2 – 6º e 7º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Mais informações sobre os protocolos de visita e sobre a exposição, assim como sobre os eventos paralelos à Mostra, no SITE do IMS-Paulista.

(Carta Campinas com informações de divulgação)