Nos dias 3, 4, 10 e 11 de junho, às 20h, o espetáculo ‘O aniversário de Jean Lucca’, do compositor e dramaturgo Dan Nakagawa, será apresentado no Teatro do Sesi Amoreiras, em Campinas. As apresentações são gratuitas. Os ingressos podem ser reservados pelo Meu Sesi, sempre na segunda que antecede a apresentação, a partir das 12h. 

(Foto: Ale Virgílio)

Com forte influência da dramaturgia de Samuel Beckett, Matéi Visniec e Eugène Ionesco, a peça narra os preparativos da festa de aniversário do menino Jean Lucca, filho único de um casal que mora em um luxuoso condomínio. Essa criança nunca é vista na peça e sobre ela pouco se sabe, nem mesmo a sua idade ou aparência física. Assim, a presença dele se faz pela sua constante ausência. 

O enredo se passa durante o fragmento de tempo correspondente aos preparativos da festa até seu início. A babá e todas as pessoas que vão chegando na casa-bolha dessa família se mostram uma ameaça na vida desse casal, gerando ora uma paranoia excessiva, ora uma profunda apatia. A encenação fala sobre os muros visíveis e invisíveis, físicos e subjetivos que nos cercam, gerando incômodo frente à marginalização, segregação, apatia social, indiferença e a paranoia. 

O texto nasce em consonância com estudos do psicanalista e professor paulistano Christian Dunker sobre o conceito de “Cultura da Indiferença”. Segundo o estudioso, tal cultura se desenvolve no interior de uma sociedade normatizante, branca e heteronormativa que nega, por meio da indiferença, as diversidades individuais, erguendo barreiras para anular essas subjetividades. Assim, transformamos o nosso entorno em uma bolha de iguais e, portanto, narcisista, onde tudo que se quer ver em um mundo previsível é a si mesmo e não o outro. 

O elenco da peça traz Maristela Chálala, Elisete Santos, Vívian Valente, Alex Huszar, Mariana Torres, Alef Barros, Heitor Garcia Lima, Adriane Hintze, Igor Mo e Felipe Tercetto. Os atores são acompanhados pelo músico André Vilé que, além de executar uma sonoplastia experimental ruidosa, toca ao vivo parte da trilha sonora composta por Nakagawa. A canção brasileira é um forte traço da linguagem cênica do diretor e compositor, que já teve três de suas canções gravadas em álbuns de Ney Matogrosso. 

Na sexta (10), após a apresentação, o grupo irá realizar um bate-papo com os presentes sobre a peça e a linguagem desenvolvida no espetáculo.  

 ‘O Aniversário de Jean Lucca’ 

Local: Sesi Amoreiras – Avenida das Amoreiras, 450 – Pq Itália, Campinas/SP 

Dias: 3, 4, 10 e 11 de junho 

Horário: 20h  

Capacidade do teatro: 361 lugares 

Duração: 70 minutos 

Classificação indicativa: 12 

Gênero: Tragicomédia 

Categoria: Adulto 

Informações: WhatsApp 19-996421499 

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu Sesi, a partir de 30/5, às 12h, para o primeiro fim de semana, e a partir de 6/5, às 20h, para as duas últimas apresentações.  Os ingressos remanescentes serão distribuídos antes do início do espetáculo, na entrada do Teatro. 

(Carta Campinas com informações de divulgação)