Du Rompa Hammond Trio apresenta o repertório do álbum “Sol e Poeira” em dois shows neste mês de maio. As apresentações marcam o lançamento deste primeiro disco do trio, pelo Selo Blue Crawfish Records (2020). A primeira apresentação será em Campinas na Rabeca Cultural no sábado, 7/5, às 20h. Já a segunda será na quinta-feira, 12/5 em Piracicaba no Tot Bar, que abre a partir das 16h.

Du Rompa (Foto: Ronnie Souza)

Com a formação instrumental de órgão jazz trio, típica do soul jazz americano, Du Rompa Hammond Trio apresenta um repertório de músicas autorais influenciado pela estética artística e rítmica da música brasileira misturada às origens do instrumento órgão no blues e soul jazz.

O órgão Hammond e sua emblemática caixa Leslie de falante giratório são os elementos centrais da estética sonora do trio que é liderado pelo músico e compositor Du Rompa e tem Daniel Zivko na guitarra e Leo Luca na bateria. O instrumento foi inventado em 1934 por Laurens Hammond que queria levar a sonoridade dos órgãos de imensos tubos das igrejas para qualquer lugar. A partir de um mecanismo de um relógio antigo ele criou um órgão eletromecânico portátil, embora ainda bem pesado, com mais de 200 kg, pois tem um mecanismo com motor de partida. A invenção fracassou no sentido de reproduzir exatamente o som dos órgãos de tubo, mas em compensação resultou numa sonoridade ímpar e característica do blues e soul jazz e que Du Rompa hoje utiliza com maestria em suas composições instrumentais, utilizando-se também de levadas de diversos ritmos da música brasileira.

Nostalgia e contemporaneidade

O instrumento é bem raro no Brasil, com poucos organistas e conhecedores aptos à manutenção do instrumento. Nos shows, Du Rompa se apresenta com a versão digital do Hammond, mais leve para transporte e vem difundindo a curiosa história do Hammond e da Caixa Leslie por meio de concertos didáticos.

O líder do trio escolheu lançar seu 1º disco em vinil por ser um suporte que permite, na sua opinião, uma apreciação mais completa. “Meu disco Sol e Poeira pode ser ouvido nas plataformas de streaming, mas para mim, ouvi-lo no vinil é uma experiência que envolve todos os sentidos! Na era digital, poder ter em mãos um vinil e colocá-lo para tocar em uma vitrola é um momento de valorização a uma vida “palpável”. Da minha parte, que tenho vivência como artista plástico, ter nas mãos a arte criada e executada para apresentar nossas composições, impressa em grande dimensão e com qualidade, completa a audição que tem qualidade muito superior.”, explica Du Rompa.

Sobre as composições

As composições de Du Rompa partem de situações imagéticas, inspiradas em cenas e imagens da vida real, de situações teatrais e cinematográficas, cujos ambientes musicais e melodias vão de encontro ao repertório de imagens interiores do próprio espectador. 

A música tema do álbum e do show, Sol e Poeira, por exemplo, propõe ambientes sonoros alusivos a um cenário de vida árido combinados à uma sensação temporal elástica, contrapondo momentos desérticos e de longa densidade temporal, com momentos de ação e expectativa diante de fatos inesperados. 

O show também carrega momentos musicais cômicos como na composição No balanço rede – uma valsa blue, caricata e que ritmicamente remete ao balançar de uma rede. O show tem ainda outros momentos dançantes como Balaio de feira, que faz alusão à situações de escambo, Clara negritude que remete à capoeira e à força negra. Há ainda outros momentos mais ruidosos como em Badulaca. A música Jarro d´água fala de abundância e fartura a partir do ritmo do ijexá. O show tem ainda um tema intimista de alento e reminiscências apresentado na música Rua 77, que remete à infância do compositor.

Show Sol e Poeira – com Du Rompa Hammond Trio

Data:  7/5/2022 às 20h

Local: Rabeca Cultural (Av. Dona Maria Franco Salgado, 250 – Jardim Atibaia (Sousas), Campinas – SP).

Ingressos: R$ 30 (antecipados até 6/5) e R$40,00 (crianças até 12 anos paga meia entrada)

Show Sol e Poeira – com Du Rompa Hammond Trio

Data: 12/5/2022 a partir das 16h

Local: Tot Bar (R. Boa Morte, 1412 – Centro, Piracicaba – SP)

Entrada gratuita

(Carta Campinas com informações de divulgação)