Categories: CulturaLiteratura

Webnário ‘O lugar do feminino no modernismo brasileiro’ se encerra com palestra ‘Mário entre mulheres’

Até o próximo dia 29 de abril, o Museu de Artes Visuais da Unicamp (MAV-Unicamp) realiza o Webnário “O lugar do feminino no modernismo brasileiro”.

(Imagem: Divulgação)

Como fechamento do clico, no dia 29 de abril, sexta-feira, às 9h30, acontece a palestra “Mário entre mulheres”, com o professor Cacá Machado, músico, historiador e produtor cultural, docente do Departamento de Música do IA Unicamp que ocupa atualmente o cargo de Diretor de Cultura da PROEC Unicamp.

No campo cultural e artístico, o marco centenário da Semana de Arte Moderna se faz presente e ativa os laços que desde sempre coadunam museus e memória conduzindo as instituições museológicas à tarefa de prospecção de seus acervos e arquivos, tanto quanto à busca de conexões sustentadas para além dos objetos colecionados, voltadas para os graus de filiação às ideias produzidas naquele período e sua contextualização no tempo presente.

Deste modo, este ciclo de palestras virtuais atenta para os feitos e os efeitos do período moderno brasileiro frente à uma revisão crítica sobre as colaborações_ reconhecidas ou revalidadas recentemente_ a cerca da produção e participação de artistas mulheres na construção da arte moderna no Brasil. Este recorte temático integra as investigações teóricas e a produção curatorial dos palestrantes convidados pelo MAV para o debate sobre o papel desempenhado pelas artistas, antes, durante e depois da Semana, e estende seus interesses de pesquisa sobre o lugar do feminino na produção artística e intelectual vivida na primeira metade do século XX.

Ao longo dos quatro encontros que integram a programação do Webnário, o público terá a oportunidade de reestabelecer seu olhar sobre figuras bastante reconhecidas e midiatizadas para além do campo artístico, como Tarsila do Amaral, tanto quanto reconhecer elementos próprios de Anita Malfatti, Zina Aita, Regina Gomide Graz dentre outras representantes cuja produção e posicionamento na construção da arte moderna são usualmente circunscritos ao campo de especialização da arte.

“A questão do feminino é entendida como bastante frutífera para este evento por revelar os múltiplos sentidos da convivência familiar, afetiva e social dos representantes da modernidade artística brasileira a partir das contaminações que esse papel social pode assumir quando transportado para o âmbito da produção artística e cultural. Se a escolha das artistas reforça a análise detida sobre a figura da mulher neste campo, o elemento do feminino amplia nossa mirada para a relação desses valores indiciais na criação dos demais representantes do período. Trata-se de exercitar nossa percepção sobre as distintas formas de representação social e cultural que constituem a história desse grupo de artistas da primeira metade do século XX, por meio de que visamos mais bem compreender os fluxos entre arte, sociedade, educação e cultura que vem difundido, há cem anos pelo menos, o imaginário criativo e progressista da arte moderna brasileira”, anotam os organizadores.

Os interessados podem se inscrever e acompanhar a programação pelo canal do MAV no Youtube:
https://youtu.be/dmrQnISO29Y

Mais informações no SITE do MAV-Unicamp.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

14 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

16 hours ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

1 day ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

2 days ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

2 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

2 days ago