O engenheiro florestal Tasso Azevedo publicou uma linha do tempo do desmatamento na Amazônia detectado pelo DETER/INPE entre janeiro de 2019 e feveveiro de 2022, período do governo de Jair Bolsonaro (PL-Centrão). “Dá uma clara dimensão do estrago dos últimos 3 anos na região. A fração com sinais de ilegalidade beira os 99%”, anotou. (veja vídeo abaixo)

Os dados do DETER é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O DETER foi desenvolvido como um sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e demais órgãos ligados a esta temática.

De maio de 2004 a dezembro de 2017, o DETER  operou com base nos dados do sensor MODIS a bordo do satélite Terra, que apresenta resolução espacial de 250 m. Com este instrumento é possível detectar apenas alterações na cobertura florestal com área maior que 25 hectares, anota o INPE. 

O engenheiro florestal Tasso Azevedo, que publicou a linha do tempo, é consultor e empreendedor social em sustentabilidade, floresta e clima. Coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG) e do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil (MapBiomas).