Favreto, o único juiz que cumpriu a lei no caso Lula, também foi perseguido

Um grande personagem na perseguição política contra o ex-presidente Lula, organizada por grupos dentro do poder Judiciário, do Ministério Público e da imprensa brasileira, foi o desembargador Rogério Favreto, que concedeu um habeas corpus para Lula em julho de 2018.

Rogério Favreto (foto mprs – div)

Favreto foi único desembargador que resolveu cumprir a lei durante o processo. Em julho de 2018, ele acolheu um pedido de habeas corpus feito por três deputados petistas – Paulo Teixeira (SP), Wadih Damous (RJ) e Paulo Pimenta (PT-RS) e mandou soltar o ex-presidente Lula.

A decisão acertada e em cumprimento à lei, e hoje reconhecida com a confirmação pelo STF e pela ONU de que Lula foi um perseguido político e acusado de forma criminosa e aviltante por membros do MPF e da Justiça, foi atacada e descumprida por grupos do Judiciário Brasileiro.

Menos de 24 horas depois de mandar soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o desembargador Rogério Favreto do Tribunal Regional Federal da 4ª Região já era alvo de seis pedidos de abertura de procedimentos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), numa ação política sem precedentes.

O presidente do tribunal, Thompson Flores, interveio e determinou que Lula continue preso, violando toda ordem jurídica. Um grupo de 100 promotores e procuradores da República apresentou ao CNJ uma representação contra Favreto por ter cumprido rigorosamente a lei, alegando que a decisão de soltar Lula “violava o princípio da colegialidade, e, por conseguinte a ordem jurídica e o Estado Democrático de Direito”. Ou seja, não violava nada e estava correta. Quem são esses 100 promotores e procuradores da República? Ainda recebem salários públicos, pagos pelo contribuinte?

Carta Campinas

Recent Posts

Na reta final para as eleições, Campinas volta a ocupar as ruas nos atos Sextou com Lula e Bora Lula

Bandeiras erguidas na sexta-feira e uma caminhada no sábado vão marcar os últimos dias de…

32 minutes ago

Exposição apresenta diversidade da cena cultural de Campinas pelas lentes de 11 fotógrafos

Foto de Marilda Tedesco (divulgação) O Ponto de Cultura Núcleo de Fotografia de Campinas (NuFCa)…

1 hour ago

As Comadres colocam pimenta no forró em show dançante ao ar livre e gratuito

(lu bortolini - foto divulgação) O forró pé de serra ganha voz feminina e novas…

4 hours ago

Solo ‘Quando Falta o Ar’ volta ao cartaz em apresentação única no Teatro Maria Monteiro

(foto firmino piton - pmc) O espetáculo “Quando Falta o Ar”, solo escrito e interpretado…

4 hours ago

Crimeta Russa: o Brasil na roleta russa de Flávio Bolsonaro e da extrema direita

(imagem reprodução) Uma nova plataforma digital interativa – denominada Crimeta Russa – reúne e detalha…

5 hours ago

Mendonça e Kássio Nunes articulam censurar Exército de Lula para beneficiar Flávio

(foto rosinei coutinho e nelson jr. stf) Uma minuta de resolução do Tribunal Superior Eleitoral…

6 hours ago