“Minhas obras representam sonhos”: assim a jovem artista, nascida em Campinas em 1998, resume o seu universal trabalho artístico, no qual usa tinta spray, acrílica, óleo, pastel e caneta, em suportes como papel, madeira, metal, tecido e tela. SUBCONSCIENTEMIM, exposição que será lançada no próximo dia 6 de maio de 2022 (sexta-feira), das 16h às 19h, e que fica em cartaz até 2 de julho no MIS-Campinas, reverbera o trânsito pessoal e onírico de Nicole nos últimos dois anos. 

Coisas Sem Nome (2021) 155×157 (óleo, spray e acrílica)

No começo da pandemia, em março de 2020, Brenda Nicole migrou de Campinas para a pacata cidade de Três Pontas, em Minas Gerais, onde viveu a rotina de um município de 56 mil habitantes. Sua produção artística conectou-se, de imediato, com a dinâmica do local: “Meus sonhos em Três Pontas foram mais profundos. Percebi meus traços mais tranquilos e meditativos durante este período”, explica Nicole. Retornando para Campinas, em março de 2021, ela se reinsere no espaço urbano de uma cidade caótica e populosa: “Voltei a sonhar nervoso e o burburinho que Campinas me traz, com certeza, se reflete em formas e cores agitadas”. 

SUBCONSCIENTEMIM reúne uma série de onze obras, sendo dez pinturas e uma instalação, que representam a mudança radical do processo criativo da artista de acordo com seu ambiente. Além de retratar o seu subconsciente, o quarto-ateliê onde Brenda vive no centro de Campinas também será reproduzido no MIS. 

Brenda Nicole (Foto: Jonathan Wolpert)

Desde 2019, com apoio do agente e marchand Victor Valery e da agência VANDL ART, Brenda Nicole conquistou seu espaço no mundo da arte. Já obteve sucesso comercial, público e crítico dentro deste universo, destacando-se como uma artista independente de estética e com personalidade de impacto. 

Criador da VANDL ART, selo de arte independente que agencia, além de Brenda, os artistas Antonio Kuschnir, Daniel Jaén, JAMEX, Josh Brandão, Raquel Pater, Ricardo Bueno e Samuel de Saboia, Valery destaca o que gerou o seu interesse na produção de Brenda Nicole: “O que me surpreende positivamente no trabalho de Brenda Nicole é a capacidade dela de mesclar o inconsciente (sonhos, pesadelos) com o seu dia a dia. Ela produz obras pautadas em suas vivências que muitas vezes nos induzem a enxergar novas perspectivas no fazer artístico e na compreensão da arte contemporânea como um todo”. 

Os três fragmentados (Eu), 2021

A calma e o frenesi onírico da arte consciente de si de Brenda Nicole, que começou a pintar aos 7 anos de idade, poderão ser sentidos em SUBCONSCIENTEMIM, exposição que conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, através do PROAC-expresso, e com a parceria da Prefeitura Municipal de Campinas e do Museu da Imagem e do Som. A produção executiva é de Bruno Blirix.

O acesso à exposição é gratuito, de terça a sexta, das 9h às 17h e sábado, das 9h às 13h, até o dia 2 de julho. O público também poderá conferir os trabalhos de Brenda Nicole em um tour virtual que será lançado na segunda quinzena de maio. 

SUBCONSCIENTEMIM – Exposição de Brenda Nicole

Abertura (Coquetel): 6 de maio de 2022 (sexta-feira), das 16h às 19h

Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas 

Endereço: Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas – SP

Entrada Gratuita

A exposição fica no MIS até 2 de julho de 2022, de terça a sexta, das 9h às 17h e sábado, das 9h às 13h

(Carta Campinas com informações de divulgação)