Ícone do site CartaCampinas

Estética do circo-teatro inspira montagem festiva de ‘As conchambranças de Quaderna’, da obra de Ariano Suassuna

Nos dias 8 e 9 de abril, às 20h, a Cia Vúrdon de Teatro Itinerante apresenta no Teatro do Sesi Amoreiras a peça ‘As conchambranças de Quaderna – o caso do coletor assassinado’, de Ariano Suassuna. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados no Meu Sesi a partir do dia 4/4, às 12h.  

(Foto: Erik Almeida)

Ariano Suassuna (1927-2014) e suas personagens farsescas são fundamentais à compreensão dos atributos fundantes do povo brasileiro, da gente real e das artes da cena nacional. A partir deste entendimento do Brasil real, o diretor Fernando Neves mergulha nesse universo pelo viés e estética do circo-teatro, apresentando uma montagem festiva, divertida e que acentua esses elementos míticos da nossa brasilidade.  

O texto é de 1987 e conta a história de Pedro Dinis Quaderna, mesmo protagonista de Romance d’A Pedra do Reino (que completou 50 anos em 2021), também de Suassuna. A peça original é composta por três quiproquós e, nesta montagem, atém-se à primeira trama, intitulada de ‘O Coletor Assassinado’. Esse cobrador é denunciado por roubar os cofres públicos, em que o padrinho e protetor Dom Pedro Sebastião sente-se obrigado a ampará-lo e escondê-lo para manter-se na liderança local.  

As Conchambranças de Quaderna é uma fusão de jogos cômicos que leva o público ao riso catártico e curativo, muito próximo às brincadeiras populares do Nordeste.  

O programa Viagem Teatral realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. 

Ficha técnica

Texto: Ariano Suassuna. Direção: Fernando Neves. Elenco por ondem de entrada: Jorge de Paula, Fábio Espósito, Guryva Portela, Henrique Stroeter, Carlos Ataíde e Bruna Recchia. Músico ao vivo: Abuhl Júnior. 

Cenografia: Manuel Dantas Suassuna e Guryva Portela. Trilha sonora: Renata Rosa e Caçapa. Pinturas e desenhos exclusivos para a montagem: Manuel Dantas Suassuna. Cenotécnica: Zé Valdir e Marcelo Andrade. 

Figurino e Adereços: Carol Badra. Assistência de figurino: Bruna Recchia. Boneco: Mestre Zé Lopes Patrimôniode Pernambuco. Costureira: Maria José de Castro. Criação de luz e operação: Rodrigo Bella Dona.  

Identidade visual, peças gráficas: Ricardo Gouvêia de Melo. Produção: Cia Vúrdon de Teatro Itinerante 

‘As conchambranças de Quaderna – o caso do coletor assassinado’ 

Local: Sesi Amoreiras – Avenida das Amoreiras, 450 – Pq Itália, Campinas/SP 

Data e horário: 8 e 9 de abril, às 20h 

Capacidade: 361 lugares 

Duração: 55 minutos 

Classificação indicativa: 10 anos. 

Gênero: Comédia 

Informações: WhatsApp 19-996421499 

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu Sesi, a partir de 4/4, às 12h.  O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo. 

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile