Nesta semana, duas notícias provam que, por mais que a base bolsonarista, aliada à parte da imprensa, tente forçar equiparações, não há comparação possível, pessoal ou política, entre Bolsonaro e Lula. A própria realidade desmonta a farsa comparativa entre “extremos’ e a farsa de midiática de uma ‘uma escolha difícil’.

(foto de tela – reprod)

Enquanto Bolsonaro coleciona 35 vídeos mentirosos retirados do Youtube, Lula acumula 25 vitórias na Justiça, em todos os processos que tramitavam contra ele.

Em vez de se preocuparem em governar o país e investigar os escândalos que se acumulam, Bolsonaro e seus seguidores se dedicam a uma campanha de disseminação do ódio e da mentira como cortina de fumaça para as denúncias de corrupção do atual governo. Enquanto isso, Lula conquistou sua 25ª vitória na Justiça, provando que sempre foi inocente, nunca tendo havido provas contra ele.

Na quarta-feira (12), o YouTube, plataforma de vídeos do Google, retirou o 35º vídeo do canal oficial do presidente por conta de uma mentira. Em uma entrevista à rádio Joven Pan de Maringá, no Paraná, de agosto do ano passado, Jair Bolsonaro fez um apanhadão de suas fake news mais recorrentes, incluindo as que usa para encobrir sua omissão durante o combate da pandemia de covid-19, a CPI da covid e as eleições de 2018. Foi pego: o YouTube detectou as mentiras e apagou o vídeo.

Lula durante seus governos foi um defensor da democracia na prática. Já Bolsonaro, desde a sua campanha como candidato às eleições de 2018, o sistema eleitoral e tenta colocar dúvidas sobre o processo democrático. Nem o presidente nem ninguém têm provas ou indícios, como o próprio governo federal já assumiu, que tenha havido qualquer tipo de irregularidade nos pleitos brasileiros. A verdade é que nunca houve fraude comprovada nas eleições brasileiras desde a adoção das urnas eletrônicas. Mesmo assim, a milícia digital segue criando montagens grosseiras e mentiras sobre o assunto. (Com informações do IL)