A empresa chapa branca do bolsonarismo Jovem Pan perdeu em primeira instância um processo que moveu contra a plataforma de streaming HBO e o programa “Greg News”, que mostrou as citações da empresa e de seus proprietários em Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) no Congresso Nacional. A empresa já apareceu envolvida em possíveis fraudes em pelo menos três investigações, desde 1993. O programa, que enfureceu os donos da emissora, foi visto só no YouTube por mais de 1 milhão de pessoas.

O apresentador Gregório Duvivier citou o pedido de quebra de sigilo das operações financeiras da empresa na CPI da Covid-19, por divulgar notícias falsas sobre a pandemia. O pedido da quebra de sigilo foi retirado, após parte da mídia corporativa se opor alegando “risco à liberdade de imprensa”. No programa Greg News, ele mostra o contrário. O trecho final é devastador. O programa mostra como a emissora é, na verdade, uma ameaça à liberdade de imprensa e à Democracia.

Apesar da quebra de sigilo ter sido suspensa, diz o programa:

“a CPMI das Fake News continua investigando a Jovem Pan. Essa CPMI vai investigar uma rede coordenada de notícias falsas sobrea Covid-19 no Brasil. Acontece que dias depois do pedido da quebra de sigilo [na CPI da Covid], muitos jornalistas e entidades defensores da liberdade de imprensa se manifestaram contra o pedido e a equipe voltou atrás. Apesar disso, aparentemente a CPI das Fake News continua investigando a Jovem Pan. Já estão de olho em ao menos 5 empresas ligadas ao conglomerado. E se essas investigações avançarem, você com certeza vai ouvir a Jovem Pan espernear e falar em perseguição. E vai ter muito jornalista apoiando. Afinal, quebrar sigilo de veículos de comunicação é tenso”.

“Ainda mais em uma época desafiadora para a democracia e para a própria liberdade de imprensa. E os jornalismo precisa ser sempre protegido nos ataques do Estado. Mas não faz sentido dizer que, no caso da Jovem Pan, ela estaria sendo perseguida pelo governo. Na verdade, é o contrário. Ela seria investigada por bajular e, quem sabe, ser financiada por orçamentos suspeitos do governo para espalhar mentiras das quais esse governo depende. O que, aliás, é coisa típica, aí sim, de ditadura. E isso tem nome, não é jornalismo, mas propaganda.

Por isso talvez uma investigação possa ajudar a gente a colocar, de fato, os pingos nos is da Jovem Pan. Porque, ao se tornar uma mídia governista da pior espécie, a Jovem Pan acaba sendo uma ameaça à própria ideia de imprensa livre para criticar e investigar o governo. Tentar descobrir se existem mutretas desse veículo de comunicação pode ser no fundo uma forma de defender o jornalismo brasileiro e restaurar a saúde mental desse país, que já faz alguns anos que entrou em pânico e nunca mais saiu. Esse foi o Greg News.

Veja o programa Greg News sobre a emissora bolsonarista: