Após 30 anos ininterruptos de governos do PSDB em São Paulo, a nova pesquisa Ipespe (antigo Ibope) mostra que há grande chance de renovação do no estado. O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) lidera a disputa pelo governo do estado, de acordo com a pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (18). O levantamento mostra que o petista chega a 38% das intenções de voto se sua candidatura for apoiada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ex-governador Geraldo Alckmin (sem partido). Nesse senário, o segundo colocado é Márcio França (PSB) e o terceiro Guilherme Boulos (PSOL).

(foto de tela – twitter – gabriel hirabahasi)

Ou seja, há grande chance da vitória de um candidato mais à esquerda, renovando o estado de São Paulo após 30 anos de governos de direita. O candidato tucano, Rodrigo Garcia aparece nas últimas colocações, atrás do candidato da extrema-direita, Tarcísio de Freitas.

No primeiro cenário, a pesquisa mostra o Haddad com 20% das intenções de voto, empatado com Alckmin, que deve abandonar a corrida ao estado para ser vice de Lula na eleição presidencial. Na sequência aparecem: Márcio França (PSB), com 12%; Guilherme Boulos (Psol), com 10%; Tarcísio de Freitas, com 7%; e Rodrigo Garcia (PSDB) também com 7%.

A pesquisa Ipespe realizada em São Paulo mostra que o ex-presidente Lula lidera a corrida presidencial com 34% das intenções de voto no estado. O petista tem ampla vantagem contra Jair Bolsonaro (PL), que tem o apoio de 26% dos paulistas. Já o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) conta com a preferência de 11% dos eleitores do estado, e Ciro Gomes (PDT), 7%.

A pesquisa também questionou o índice de popularidade de Jair Bolsonaro e João Doria. O governador de São Paulo possui uma avaliação positiva de apenas 24% dos paulistas, enquanto 38% consideram sua gestão regular e outros 36%, péssima. Já Bolsonaro, é considerado bom para 24% dos eleitores e ruim para outros 56%. Consideram regular a gestão federal outros 19%.

O levantamento foi realizado entre 14 e 16 de fevereiro e ouviu 1 mil pessoas por telefone. A pesquisa está registrada nos sistemas do TSE sob o código BR-08006/2022. O nível de confiança é de 95,45% e a margem de erro é estimada em 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.(com informações da RBA)