Em São Paulo – Entre os dias 14/1 e 3/2, o artista plástico e escritor Nuno Ramos traz para a Biblioteca Mário de Andrade a performance “Perdido”.

Durante 21 dias consecutivos, ao longo de 8 horas diárias, será realizada a leitura completa de “Em Busca do Tempo Perdido”, clássico de Marcel Proust com mais de 2400 páginas.

Entretanto, essa leitura não se direciona a nós, ouvintes humanos, mas a sete peixes que ocupam a sala Tula Pilar Ferreira. Diferentes convidados, sentados à mesa do espaço central, lerão ao vivo o texto de Proust num microfone conectado a alto-falantes submersos nos aquários com os peixes.

A palavra “tempo”, parte do título da obra de Proust, serve de gatilho para a segunda metade da performance. Cada vez que ela surge no texto, o leitor se direciona a um segundo microfone e repete em volume mais alto “tempo!”. A sua voz é então ampliada no lado de fora da biblioteca, na rua da Consolação, através um grande alto-falante.

Ao mesmo tempo, um motociclista circula pelas ruas da área central de São Paulo, e recebe um alerta, em sincronia com a leitura, para gritar “tempo” em um megafone. Além disso, um streaming exibido ao vivo durante os 21 dias da performance fica disponível no nosso canal do Youtube.

Nessa dinâmica, a leitura íntima e contínua dirigida aos peixes acaba por se opor à dimensão pública e fragmentada da segunda parte da performance. Ambas não se resolvem e dão margem para interrogações, afinal não sabemos o que a vibração da leitura causará nos animais nem o que a palavra “tempo”, gritada num alto-falante gigante ou por um motociclista num megafone, causará nas ruas do centro de São Paulo.

Mais informações no site da biblioteca Mário de Andrade.

(Carta Campinas com informações de divulgação)