Categories: CulturaVisuais

Exposição coletiva apresenta o colecionismo como forma de memória em narrativas diversas

Em São Paulo – Até o próximo dia 15 de janeiro fica em cartaz no Anexo LONA, localizado no centro histórico de São Paulo, a exposição coletiva “1ª Coleção”, que traz o colecionismo como uma prática saudável e uma maneira de preservar a história por meio de objetos. Ao todo, 11 artistas visuais da LONA Galeria, com narrativas diferentes, se unem para formular uma prática de trabalho desenvolvida de forma conjunta, constante e crescente com o objetivo de criar uma coleção exclusiva.

Liliana Alves

Durante o processo, o grupo de artistas, formado por Clara de Cápua, Daniel Mello, Gabriel Almeida, Gabriel Pessoto, Gabriel Torggler, Gustavo Aragoni, Higo Joseph, Irene Guerriero, Liliana Alves, Rodrigo Seles e Sueli Espicalquis, acompanhou o desenvolvimento das produções, conversando, analisando e propondo soluções e intervenções para tornar essa exposição possível e única.

Irene Guerriero

“Uma coleção se inicia pelo prazer, vai crescendo e se tornando um hábito. Envolve vasculhar e caçar peças que faltam, pontas soltas, constante atualização e reconstrução a partir de novas produções que colocam em perspectiva e somam camadas de leitura a obras do passado. Colecionar objetos fez surgir diversos museus pelo mundo, alguns criados a partir de coleções particulares”, explica Duílio Ferronato, responsável pela LONA Galeria.

Gustavo Aragoni

A visitação gratuita poderá ser feita de quarta a sábado, das 13h às 18h, com limitação de público. Portanto, é necessário fazer agendamento via WhatsApp. O Anexo LONA segue as recomendações das autoridades de saúde e, por isso, só será possível acessar a exposição com o uso da máscara.

Exposição “1ª Coleção”

Data: até 15 de janeiro de 2022

Local: Anexo LONA – R. São Bento, 181 – 1º andar – Centro, São Paulo/SP

Horário: de quarta a sábado, das 13h às 18h

Mais informações e agendamentos: Whatsapp (11) 99403-0023

Entrada gratuita

A LONA Galeria abriu suas portas na Barra Funda em março de 2019. Uma parceria entre o arquiteto Duílio Ferronato e o artista Higo Joseph. Com foco em artistas que estão iniciando a carreira e em ascensão, com potencial artístico e de mercado, a galeria apresenta exposições individuais e coletivas, produzidas através de curadores parceiros. Conta com dois espaços: a galeria, em um sobrado no bairro da Barra Funda e o anexo, localizado no primeiro andar de um edifício histórico no centro de São Paulo. Tem como missão a inserção de artistas emergentes no circuito e um primeiro contato com o mercado e instituições de arte, como também o incentivo a novos colecionadores.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Flávio Bolsonaro saiu de forma clandestina para Argentina e pegou voo para os EUA

(foto joedson alves - ag brasil) Aliados do candidato derrotado à Presidência da República, Flávio…

14 hours ago

Espetáculo Amantes do Teatro – A Comédia faz duas apresentações em Campinas

(foto ary brandi - divulgação) Você já pensou em viajar pela história do teatro? E…

19 hours ago

Site da Argentina diz que Flávio Bolsonaro fugiu e Polícia Federal é acionada

(imagem polícia federal) A Polícia Federal (PF) entrou em contato com autoridades argentinas na manhã…

20 hours ago

‘Nada ficou como antes’: Ivan Vilela conduz encontros sobre o Clube da Esquina na Unicamp

(foto divulgação) A música do Clube da Esquina será tema de uma série de encontros…

20 hours ago

Após vitória de Lula, Holanda anuncia R$ 2,7 bilhões para o Brasil proteger Florestas

(foto marcelo camargo - ag brasil) Após a confirmação da vitória de Lula (PT) nas…

20 hours ago

Rita Von Hunty e Cia Melodramática apresentam espetáculo de improvisação no Convivência

(foto claudia ribeiro - divulgação) Rita Von Hunty sobe aos palcos ao lado da Cia…

20 hours ago