Os quatro anos de existência do Subsolo – Laboratório de Arte será comemorado com a exposição “Mistura confusa de seres que o acaso parece ter aproximado II” com obras de arte de 32 alunos de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com curadoria de Lucas Gervilla. A abertura será no dia 22 de janeiro, sábado, às 12h, na Rua Proença, 1000, em Campinas, São Paulo.

Em seu primeiro aniversário, o Subsolo realizou uma exposição com obras da arquiteta Lina Bo Bardi; no segundo, foi a vez da artista visual Regina Silveira e em 2021 Clarice Lispector representou a arte literária. Ao trazer, neste quarto ano, a exposição “Mistura confusa…” o espaço cultural demonstra sua capacidade de abarcar e transitar por diversas esferas das artes e consolida seu projeto inicial de inserir a produção artística de estudantes das Artes Visuais no circuito das artes, como afirma o curador e doutor Andrés Hernández, que junto com o diretor e produtor cultural Danilo Garcia, administra o espaço. “É uma oportunidade de fazer circular as pesquisas artísticas desenvolvidas dentro da universidade, mostrando as produções em diferentes níveis de solidez desses alunos expositores”.

Obras de Sérgio Silva (Foto do artista)

Mesmo diante desse histórico de exposições comemorativas e outras tantas de artistas visuais nacionais e internacionais que foram oferecidas ao público da cidade, Hernández, que ministra a disciplina de Estética II no Instituto de Artes da Unesp, comenta que infelizmente a proposta não se consolidou da forma como haviam concebido, uma vez que foram eventos esporádicos e participações pontuais que aconteceram com as instituições de Campinas”.  

Com a assistência de Danilo Garcia, diretor do espaço e produtor cultural, está sendo possível agrupar as obras de artes desses 32 artistas-estudantes que trazem em suas pesquisas as discussões em sala de aula, os embates particulares de cada um, a construção de manifestos visuais em projetos para consolidar e projetar as novas gerações de artistas contemporâneos brasileiros.  Os visitantes terão a oportunidade de ver instalações, imagens digitais, arte extramuros, desenho, vídeo arte, pinturas, esculturas, uma heterogeneidade na produção artística dos participantes.

Vale apontar que essa mesma exposição foi apresentada em 2021 na CasaGaleria, em São Paulo, só que aqui em Campinas ela chega revista e ampliada, e conta com obras produzidas entre abril e outubro de 2021.  Em seu texto curatorial, Gervilla, que é professor de Fotografia Química, relembra as dificuldades que a pandemia trouxe para o ambiente acadêmico, principalmente para esses alunos que ingressaram na universidade no início de 2020 e tiveram que se adaptar às novas formas de aprender, em particular disciplinas que envolvem a prática. Contudo, mesmo em meio à adversidade, para o curador foi possível reunir obras de arte com um vínculo em comum e ter como um exemplo de como o fazer artístico persiste mesmo em tempos difíceis.

Ainda comentando sobre a importância dos espaços culturais se abrirem para os artistas-estudantes que ainda estão em processo de desenvolvimento, Hernández aponta a necessidade dos alunos terem as ferramentas necessárias da contemporaneidade para a inserção no circuito artístico como a preparação de portfólios, conhecimento do mercado das artes e participação em editais, a relação das obras de arte com os espaços arquitetônicos, as obras como instalações e o que vem a ser a expografia de uma exposição.

O Subsolo é um lugar independente que se mantém há quatro anos sem recursos governamentais ou não governamentais, e com esse tipo de exposição ele estende a experiência dos múltiplos desafios enfrentados para os artistas-estudantes solidificando as propostas que o espaço tem trilhado nestes conturbados tempos. “Temos a certeza de que assim colaboramos para a circulação da arte e para a imprescindível renovação de discussões sejam institucionais, sejam de produções estéticas pessoais e/ou coletivas que deem frescor e renovação intercalada ou não ao sistema cultural brasileiro”, afirma Hernández.

Exposição: “Mistura confusa de seres que o acaso parece ter aproximado II”

Dia: 22 de janeiro de 2022, sábado

Horário: das 12h às 17h

Visitação: de 24 de janeiro a 19 de fevereiro – com agendamento pelos celulares: (11) 94965-5722, das 13h às 17h

Local: Subsolo- Laboratório de Arte – Rua Proença, nº 1000 – Campinas-SP

Faixa etária: livre

Entrada gratuita

Obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e manutenção de distanciamento.

(Carta Campinas com informações de divulgação)