O Hemocentro da Unicamp divulgou nota informando sobre a situação de seu banco de sangue, que registrou nas últimas três semanas redução de 80% nas doações de sangue, chegando ao nível crítico de apenas 800 bolsas. A quantidade mínima em estoque é de 1.500 bolsas.

(imagem divulgação)

A ADunicamp entra na campanha para estimular a doação de sangue entre seus associados e comunidade acadêmica. Todos os tipos de sangue estão em falta, mas a preocupação maior é a baixa quantidade dos sangues A e O. Para doar sangue é necessário fazer o agendamento no link https://www.hemocentro.unicamp.br/locais-de-coleta/

Os locais de coleta estão disponíveis no link https://www.hemocentro.unicamp.br/locais-de-coleta/, mas é necessário fazer o agendamento.

O Hemocentro Unicamp está localizado na rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária. Para outras informações entrar em contato pelo 0800-722-8432 ou (19) 3521-8705. Horário de funcionamento é de segunda a sábado (inclusive feriados), das 7h30 às 15h00.

Cada gota conta. Doe Sangue!

Segundo Bruno Benites, médico hematologista, membro da Coordenação do Hemocentro da Unicamp, a situação dos estoques de sangue tem sido crítica nos dois últimos anos em decorrência da pandemia, e tradicionalmente no fim de ano e período de férias há uma queda nas doações.

“Este ano essa queda foi muito além do comum. Com esse surto de casos tanto de Covid pela variante Omicron, quanto de influenza, muitos doadores acabam ficando impossibilitados a doar por alguns dias, e o que aconteceu é que esta semana chegamos a bater o nível de 80% de queda nas doações, algo que nós nunca tínhamos visto antes”, afirma Benites.

O Hemocentro já notificou os mais de 60 hospitais que abastece na RMC (Região Metropolitana de Campinas) que haverá priorização de casos mais graves devido ao baixo estoque.

A direção do Hemocentro esclarece que, historicamente, os meses de férias escolares apresentam uma queda expressiva de doadores, mas esse ano foi agravada com o surto de influenza e o aumento de casos de COVID-19, a maioria da variante Ômicron.

A demanda diária é de cerca de 300 bolsas de sangue. O alerta é que caso o cenário não se normalize, as urgências, traumas de alta complexidade, cirurgias eletivas, transplantes e tratamentos de saúde serão impactadas nos próximos dias, inclusive com cancelamento de cirurgias.

O médico Bruno Benites faz uma apelo à sociedade: “Nosso apelo é para que quem estiver bem de saúde, que procure algum de nossos postos de coleta, na Unicamp, Mário Gatti, Hospital de Sumaré ou no Hemonúcleo de Piracicaba. Nós continuamos seguindo todos os protocolos de segurança, e quem quiser fazer o agendamento, também garante um atendimento mais rápido. Então nós realmente contamos com a ajuda de toda a população pra gente poder passar por esse momento tão difícil”.

Quem tomou a vacina CoronaVac pode doar após 48h da última dose e quem se imunizou com as demais deve esperar sete dias após última dose. Quem teve Covid-19 pode doar após 10 dias depois da sua recuperação, de acordo com os novos critérios do Ministério da Saúde. Quem não teve sintomas, mas teve um teste positivo para a doença, pode doar após 10 dias do teste.