Dando início as suas atividades abertas ao público em 2022, o Espaço Dançaberta entra em sintonia com o grande movimento artístico e cultural que acontece em Barão Geraldo no período de fevereiro. As artistas pesquisadoras Julia Ziviani e Cláudia Millás serão as ministrantes dos dois cursos oferecidos: Preparação e criação com objetos somáticos para artistas da cena e Princípios corporais para uma Dança Acrobática. Todas as informações estão disponíveis aqui.

(Foto: Nina Pires)

Para esta primeira edição, o Espaço Dançaberta traz em sua programação uma degustação das atividades que vão ocorrer ao longo do ano. Mantendo sua intrínseca relação entre a arte e a pesquisa, os cursos intensivos tem em suas bases a Educação Somática e a investigação de técnicas de dança, apesar de traçarem conteúdos distintos, mostrando as múltiplas possibilidades que as Somáticas podem oferecer.

As inscrições devem ser realizadas até 28/01 através do site www.grupodancaberta.com, com valores promocionais. O Espaço Dançaberta está localizado na Rua Francisco de Barros Filho, 16A, Barão Geraldo, Campinas – SP.

Sobre os cursos

O curso intensivo Princípios corporais para uma Dança Acrobática irá acontecer nos dias 05 e 06 de fevereiro (sábado e domingo), das 9h às 12h e 14h às 17h, com carga horária total de 12h. Serão trabalhados os princípios corporais presentes no treinamento em Dança Acrobática desenvolvidos por Cláudia Millás ao longo de sua pesquisa que relaciona técnicas de dança, com educação somática, circo e práticas verticais.

Cláudia Millás é bailarina, acrobata, escaladora, pesquisadora e professora, docente no Departamento de Arte Corporal da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente sua pesquisa está relacionada às questões ambientais, a partir de criações híbridas que dialogam entre a dança, o circo, o montanhismo, as práticas somáticas e a ecologia.

Já o curso Preparação e criação com objetos somáticos para artistas da cena, será nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro (terça, quarta e quinta), das 19h às 22h, com carga horária de 9h. Ao longo do curso serão trabalhadas habilidades corporais que podem ser favorecidas pela utilização de materiais, como bolas de diversos tamanhos, pranchas de propriocepção, balão e outros, que são geralmente utilizados pelos métodos somáticos e pela fisioterapia. Estes materiais favorecem a preparação e o desempenho do artista na cena de maneira eficaz e criativa.

A ministrante Julia Ziviani é docente do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da UNICAMP. Dançou com o Ballet Stagium e atuou como bailarina, assistente de coreografia e Diretora Artística do Balé da Cidade de São Paulo. Sua pesquisa artística e acadêmica busca a interface entre as diferentes abordagens somáticas, a interpretação e a criação nas artes da cena.

Um novo espaço cultural em Campinas

Sediado em Campinas/SP no distrito de Barão Geraldo, o Espaço Dançaberta apresenta um local para estudo e trocas artísticas no campo da dança, do teatro, da música, da videodança e da comunhão em múltiplas linguagens. Inaugurado em dezembro de 2021, foi fundado pela artista pesquisadora Julia Ziviani, diretora do Grupo Dançaberta desde 2000.

Entendendo esse espaço como uma nova chance de ampliar o fazer artístico local, o Dançaberta visa consolidar um lugar para a apresentação de espetáculos do repertório do grupo e desenvolvimento de novas montagens, além de cursos de média e curta duração e ações artísticas que contribuam com a qualidade de vida e desenvolvimento de uma cidadania cultural. As portas também estão abertas para receber e produzir apresentações e exposições de grupos e artistas que queiram um espaço com uma infraestrutura capaz de recebê-los.

Além disso, preservando sua relação entre a arte e a pesquisa, o Espaço Dançaberta promove e apoia a realização de projetos investigativos teórico-práticos, pesquisas e produções experimentais, além do compartilhamento de trabalhos em processo.

O Espaço Dançaberta está localizado na Rua Francisco de Barros Filho, 16A, Barão Geraldo, Campinas – SP.

Cursos de Fevereiro no Espaço Dançaberta

Preparação e Criação com Objetos Somáticos para Artistas da Cena, com Julia Ziviani

Princípios Corporais para uma Dança Acrobática, com Cláudia Millás

Quando: 05 a 10/02/2022

Inscrições: 19/12/2021 a 28/01/2022

Site: www.grupodancaberta.com/cursos/

Investimento: a partir de R$295,00 (consultar valores e pacotes no site)

Classificação: a partir de 15 anos

Onde: Rua Francisco de Barros Filho, 16A, Barão Geraldo, Campinas – SP

Vagas: 15 por curso

(Carta Campinas com informações de divulgação)