A cantora Hana Horka, do grupo tcheco Asonance, que tinha posições antivacina, morreu em decorrência de complicações de Covid após se infectar propositalmente para adquirir a chamada ‘imunidade de rebanho’, ou uma suposta imunidade natural provocada pela superação da doença. Ela morreu aos 57 anos, veja ao final vídeo da cantora.

(foto de vídeo – hana horka)

Segundo reportagem da RFi, ela resolveu se contaminar deliberadamente e obter o passaporte de vacinação. Em entrevista à rádio pública tcheca iRozhlas, o filho da cantora, Jan Rek confirmou que a mãe era antivacina.

O filho e o pai estavam completamente imunizados contra a Covid-19, mas contraíram a doença no final do ano passado.  Hana Horka decidiu, então, se expor propositalmente à Covid-19. “Ela preferiu viver normalmente conosco e pegar a doença para não ter que se vacinar. É triste que ela quis mais acreditar em estranhos do que em sua própria família”, afirmou o filho.

“Nas redes sociais, a artista, que integrava uma das bandas de folk mais antigas da República Tcheca, chegou a comemorar a contaminação. “Estou muito feliz porque, desta forma, poderei ter uma ‘vida livre’ como os outros, ir ao cinema, tirar férias, ir à sauna, ao teatro”, escreveu quando soube que estava infectada. Sua atitude era elogiada por muitos de seus fãs e amigos que também expressaram o desejo de pegar Covid. Dois dias antes de sua morte, a artista voltou a compartilhar informações sobre seu estado de saúde nas redes sociais, afirmando estar emocionada por ter vencido a doença. Hana também afirmou que, para comemorar, faria uma viagem “urgente” a uma praia. No entanto, dois dias antes de morrer, a cantora começou a ter complicações. Segundo o filho, ela voltou de uma caminhada sentindo muitas dores nas costas e morreu por sufocamento em sua cama”, relata a reportagem.

(link)