No dia 28 de janeiro, às 21h, ocorrerá uma única apresentação do espetáculo premiado “Catirino, o andarilho” na tradicional Campanha de Popularização do Teatro 2022, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas.

A Campanha de Popularização do Teatro é um evento significativo e tradicional no campo teatral e na edição de 2022 traz aos palcos espetáculos de referência nacional, como é o caso de “Catirino, o andarilho”, do Coletivo Joaquina Teatro. 

A Cia que existe desde 2006, com sede em Pindamonhangaba-SP, é responsável por levar ao público espetáculos delicados, com foco na cultura popular, com uma dramaturgia refinada e uma musicalidade envolvente. Com Catirino não é diferente. O espetáculo é escrito e dirigido por Herica Veryano e na atuação conta com a bela performance de Carlos Tobias que dá vida ao Catirino e apresenta suas andanças a partir de uma interpretação com foco na corporalidade dançante e nas dinâmicas do ator narrador. Carlos vivencia vários personagens em cena e conta com maestria essa saga do nosso anti-herói, o Catirino.

A música fica por conta de Rodrigo Camargo, que toca o que Catirino sente e cria uma atmosfera musical única capaz de envolver o público na história compartilhada. 

É um trabalho interativo, tragicômico e musical que apresenta ao público os palhaços da cara preta da cultura popular a partir de uma perspectiva mais contemporânea e sensível.

Catirino, o andarilho, conta suas histórias enquanto espera o ônibus para a casa. Sua volta é embalada por suas memórias que tira de seu cabedal e também das relações que estabelece com o público. O cheiro, o gosto, a poesia e a liberdade dançam juntas no palco e nos colocam num universo de relações familiares inesperado.

De acordo com a diretora Herica Veryano “Catirino é um grito engasgado que pouco a pouco vai tomando forma no espaço e reverbera poesia e memória. É muito delicado e surpreendente. É um mergulho na intimidade do ser.”

Para Carlos, ator do espetáculo, “o mais interessante é ver como as coisas do interior, os conflitos, as paixões, os amores e desamores passam pela boca de Catirino e tocam o público. É uma delícia fazer o Catirino, acho que Herica trouxe algo simples e poético demais e a resposta do público é imediata! Eles riem comigo, choram, cantam… é uma delícia só”!

FICHA TÉCNICA

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

Texto e direção: Herica Veryano

Atuação, figurino e maquiagem: Carlos Tobias

Concepção e atuação musical: Rodrigo Camargo

Espetáculo ‘Catirino, o andarilho’

Datas: 28 de janeiro (sexta-feira)

Horários: 21h

Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes

Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial (Campinas), Campinas – SP

Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

https://bileto.sympla.com.br/event/71094/d/123054/s/750744

(Carta Campinas com informações de divulgação)