Categories: Geral

Bolsonaro perdeu 15 milhões de votos com seu governo, principalmente no Sudeste

Após passar a viver sob o governo Bolsonaro, 15 milhões de brasileiros que votaram nele no primeiro turno de 2018, agora pretendem votar em outro candidato. Essa foi a constatação do cientista político, Antônio Lavareda, sobre a mais nova pesquisa do Ipespe, divulgada nesta quinta-feira, 27 de janeiro.

(foto ricardo stuckert il)

Nela, Lula aparece com 44%; Bolsonaro, 24%; Moro e Ciro com 8% cada, Doria, 2%; Rodrigo Pacheco, Simone Tebet e Alessandro Vieira, com 1% cada um. Lula contina perto dos 51% dos votos válidos e tem possibilidade de ganhar no primeiro turno.

Votaram em Bolsonaro, em 2018, 34%, hoje ele tem 10 pontos menos. Retomar o máximo possível desse contingente é o seu desafio cada dia mais difícil. Segundo a análise de Lavareda, não foi no Nordeste, frequentemente apontado como o seu calcanhar. Não é essa região a responsável pelo declínio. Nela, ele tem hoje os mesmos percentuais que o sufragaram no primeiro turno(TSE), perto de 19% dos votos totais.

“Da mesma forma, não houve redução expressiva do seu apoio entre os mais pobres de todo o Brasil. No segmento de renda inferior a dois salários mínimos ele atinge hoje, praticamente, seu patamar de três anos atrás. Onde está o problema? Os eleitores que o presidente perdeu possuem renda nas faixas de 2-5 SM e +5 SM. Residem sobretudo no Sudeste. E os frustrados são na grande maioria homens. Entre as mulheres, onde seu apoio sempre foi reduzido, a perda foi relativamente menor”, anotou.

Carta Campinas

Recent Posts

Conselhos do Meio Ambiente de Valinhos e Campinas se unem pela Fazenda Remonta

As conselheiras Tereza Araújo e Juliana Freitas durante reunião do CMMA de Valinhos/SP, no dia…

3 hours ago

Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo está de volta a Campinas com seu rock experimenal

(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…

5 hours ago

Exposição retrata as transformações de Campinas em fotos e pinturas

Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…

5 hours ago

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

23 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

24 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

1 day ago