Após passar a viver sob o governo Bolsonaro, 15 milhões de brasileiros que votaram nele no primeiro turno de 2018, agora pretendem votar em outro candidato. Essa foi a constatação do cientista político, Antônio Lavareda, sobre a mais nova pesquisa do Ipespe, divulgada nesta quinta-feira, 27 de janeiro.

(foto ricardo stuckert il)

Nela, Lula aparece com 44%; Bolsonaro, 24%; Moro e Ciro com 8% cada, Doria, 2%; Rodrigo Pacheco, Simone Tebet e Alessandro Vieira, com 1% cada um. Lula contina perto dos 51% dos votos válidos e tem possibilidade de ganhar no primeiro turno.

Votaram em Bolsonaro, em 2018, 34%, hoje ele tem 10 pontos menos. Retomar o máximo possível desse contingente é o seu desafio cada dia mais difícil. Segundo a análise de Lavareda, não foi no Nordeste, frequentemente apontado como o seu calcanhar. Não é essa região a responsável pelo declínio. Nela, ele tem hoje os mesmos percentuais que o sufragaram no primeiro turno(TSE), perto de 19% dos votos totais.

“Da mesma forma, não houve redução expressiva do seu apoio entre os mais pobres de todo o Brasil. No segmento de renda inferior a dois salários mínimos ele atinge hoje, praticamente, seu patamar de três anos atrás. Onde está o problema? Os eleitores que o presidente perdeu possuem renda nas faixas de 2-5 SM e +5 SM. Residem sobretudo no Sudeste. E os frustrados são na grande maioria homens. Entre as mulheres, onde seu apoio sempre foi reduzido, a perda foi relativamente menor”, anotou.