Em São Paulo – “instante-já”, trabalho de Marcus Moreno, cujo título é inspirado nas poéticas da obra ‘Água Viva’, de Clarice Lispector, que refletem sobre a passagem do tempo, tem apresentações presenciais em janeiro em dois espaços da cidade: dias 18 e 19/1, no Centro de Referência da Dança, e 21, 22 e 23, no Teatro Alfredo Mesquita.

Em “instante-já”, Marcos Moreno se propõe a captar o instante de um acontecimento e traduzir em movimento as imagens que vão sendo construídas em fluxo, atravessadas pela percepção e a memória, nesse momento fugidio e fugaz.

(Foto: Silvia Machado)

Com as parcerias de Hernandes Oliveira, na criação da luz e do espaço cênico, e Antonio Porto, na composição da trilha sonora original, “Instante-já” soma ainda outras trocas surgidas nos “Encontros Efêmeros”, realizados durante o processo de criação, com os artistas Alex Ratton, Cora Laszlo, José Artur Campos, Márcio Greyk, Patrícia Árabe e Rafaela Sahyoun.

Mas o desejo de dançar a efemeridade da imagem e do tempo acompanha Moreno desde sua criação anterior, ˜A Flor da Lua˜, que usa como metáfora uma flor que, ao desabrochar, dura apenas uma noite, e se aprofundou a partir da imersão em residência artística com a coreógrafa uruguaia Andrea Arobba, no Centro de Referência da Dança (CRDSP).

Por isso, Marcus Moreno define “instante-já” como resultado do encontro: com o tempo, com o espaço, com diferentes corpos e maneiras distintas de fazer dança; “um solo construído por muitas presenças, em muitos instantes”, pondera.

As atuais apresentações do espetáculo, indicado ao Prêmio APCA Dança/2019 nas categorias Estreia do ano e criação de Luz e Espaço Cênico, integram o projeto ˜Lembrei que Esqueci˜, contemplado pela 29ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

‘Instante Já’ – solo de Marcus Moreno

18 e 19/1 (terça e quarta, 19h, domingo, 19h)

Centro de Referência da Dança

Baixos do Viaduto do Chá, s/n

Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo – Centro Histórico

Tel: 11 3214-3249 

21, 22 e 23/1 (sexta e sábado, 21h, domingo, 19h)

Teatro Alfredo Mesquita

Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo

Tel: 11 2221-3657

*Obs: Obrigatório uso de máscara e apresentação de passaporte vacinal

Classificação Indicativa: 12 anos | Duração: 60 minutos

Grátis

Ficha Técnica: 

Concepção e Dança: Marcus Moreno 

Colaboração Artística: Andrea Arobba (GEN) 

Criação de Luz e Espaço Cênico: Hernandes de Oliveira  

Trilha Sonora Original: Antonio Porto

Artistas em processo formativo: Matheus Moreira e Diego Freire 

Fotos: Silvia Machado 

Design Gráfico e mídias sociais: Juliana Vinagre  

Registro em Vídeo: Nome Filmes  

Assessoria de Imprensa: Elaine Calux 

Audiodescrição: Daniella Forchetti | Música e Movimento  

Produção Executiva: Júnior Cecon 

Coordenação de Produção: Cristiane Klein | Dionísio Produção

(Carta Campinas com informações de divulgação)