Professor Mohamed Habib (imagem divulgação)

A ADunicamp comunica, com profundo pesar, o falecimento de um de seus diretores, o professor Mohamed Habib (IB), ocorrido na noite desta quarta-feira, 26 de janeiro. O enterro será realizado hoje (27/01/2022), às 15h, no Cemitério Parque das Acácias, localizado na Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, nº 4370 – Jardim Von Zuben – divisa Campinas / Valinhos.

Com a vida dedicada ao ensino, à pesquisa e à defesa permanente das causas ecológicas e humanitárias, o professor Mohamed está na Unicamp desde 1972, ano em que chegou ao Brasil, vindo do Egito, o seu país de origem.

Formado engenheiro agrônomo em 1964 pela universidade egípcia de Alexandria, onde também obteve o mestrado quatro anos depois, ele doutorou-se pela Unicamp em 1976 e passou a ser Livre Docente da Universidade em 1982. Em 1984 tornou-se Professor Adjunto do Instituto de Biologia e, a partir de 1986, Professor Titular. Ele continuou em suas atividades acadêmicas na Universidade como Professor Colaborador Convidado, mesmo após a sua aposentadoria em janeiro de 2012.

Com mais de 200 trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de artigos em livros e apostilas didáticas em suas áreas de especialização (Entomologia, Ecologia Aplicada, Controle Biológico e Microbiano), o professor Mohamed teve também uma participação fecunda na vida universitária.

Orientou mais de 40 teses de doutorado e mestrado e foi eleito chefe do Departamento de Zoologia do IB para o mandato de 1985 a 1987 e atuou como Diretor do Instituto em dois períodos: de 1990 a 1994 e, depois, de 2002 a 2006. Também foi membro titular do Consu (Conselho Universitário), como representante eleito pelos professores MS-6 em períodos consecutivos, de 1995 a 1999. Em 1998 assumiu a coordenação de Relações Institucionais e Internacionais da Unicamp, para um período de quatro anos, e em seguida passou a ser Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade.   

Professor credenciado de Pós-Graduação em outras três universidades brasileiras, ele mesmo apontou em seu currículo a importância da atividade do cientista junto à sociedade e além dos muros da Universidade. “[Atuo como] incansável divulgador nas minhas áreas de conhecimento, tendo publicado algumas centenas de artigos nos diferentes meios da mídia, tratando de assuntos técnicos, culturais e sociais, além de ter proferido algumas centenas de Palestras e Conferências em diferentes universidades Brasileiras”, escreveu.

Em 1998 foi condecorado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso com a medalha “Direitos Humanos, o Novo Nome da Liberdade” por sua coautoria no “Manual Direitos Humanos no Cotidiano”, obra pioneira baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Recebeu também, em 1984 o título de “Grande Defensor da Ecologia”, concedido pela Câmara Municipal de Campinas, que também lhe concedeu o título de “Cidadão Campineiro” em 1999.

A ADunicamp deixa aqui suas condolências aos familiares, colegas, alunos e amigos do estimado professor Mohamed Habib. (Da Adunicamp)