Na próxima sexta-feira, 03 de dezembro, o Grupo Matula Teatro, em parceria com o Instituto Hilda Hilst, a Boa Companhia e as cineastas convidadas Julia Zakia e Luciana Fróes, estreia o registro audiovisual AGDA.

A curta temporada será apresentada no canal do Youtube CURADORIA HILDA do Instituto Hilda Hilst entre os dias 03 e 12 de dezembro de 2021.

AGDA (Foto: Maycon Soldan)

Esse projeto foi realizado com recursos do Edital Proac 02/2020 – Registro e Licenciamento de Espetáculo de Teatro Inédito para difusão online.

Agda é uma adaptação do conto homônimo de Hilda Hilst, criado em 2011, fruto da sólida parceria entre os grupos Matula Teatro e Boa Companhia e sua longa pesquisa com a obra da grande e inesquecível Hilda Hilst.

Essa nova e original criação ganhou novo formato, entre o teatro e o cinema, e será veiculado por meio do youtube. Contou com os olhares atentos e poéticos das cineastas convidadas, transformando-se em uma nova linguagem, após 10 anos de sua criação pelo Matula, mantendo sua temática extremamente urgente e atual.

A fábula atemporal de caráter trágico aborda questões fundamentais da existência humana, como a finitude da vida e a aparente incompatibilidade entre os desejos do corpo e do espírito, entre o sagrado e o profano, temas recorrentes na obra da escritora.

Desde sua criação, circulou em diversos espaços culturais do país (SESCs, Sesis, Festivais e Proac Editais), além de apresentações realizadas em Évora/Portugal (através do programa de Internacionalização do extinto MINC).

Neste ano de 2021, ganha essa nova versão em linguagem híbrida: uma composição autoral que une a linguagem teatral e o cinema, em que o elenco apresenta a história da mulher que rompe tabus e provoca a ira da comunidade
onde vive.

Serve de metáfora para uma reflexão sobre o mundo contemporâneo, cuja lógica patriarcal e violenta não dá espaço à gentileza e ao cuidado. Para isso, a encenação serve-se de elementos de teatro e dança, transitando entre a prosa e a poesia, em um delicado jogo de imagens e personagens.

Grande parte da gravação foi feita na CASA DO SOL, espaço de refúgio criativo onde Hilda dedicou-se exclusivamente ao trabalho literário, produzindo mais de 80% de sua obra. Atualmente, a Casa do Sol é reconhecida por abrigar um acervo sobre sua memória e o Instituto Hilda Hilst e está localizada no bairro Xangrilá. Outra parte da gravação aconteceu no teatro ÚTERO DE VÊNUS, Sede da Boa Companhia. Esse espaço foi idealizado por Verônica Fabrini e possui um teatro de bolso que abrigou e abriga muitos dos trabalhos do Matula. Está localizado na Vila Santa Isabel, Campinas/SP.

O lançamento do registro audiovisual AGDA acontecerá no dia 03 de dezembro, às 19h00, no canal do youtube CURADORIA HILDA do Instituto Hilda Hilst.

O bate papo/live contará com a presença das atrizes Alice Possani e Verônica Fabrini, da cineasta Luciana Fróes e de Daniel Fuentes, representando o Instituto Hilda Hilst.

Ficha Técnica
Atuação: Alice Possani, Erika Cunha e Verônica Fabrini
Texto Original: Hilda Hilst
Direção e Adaptação: Moacir Ferraz
Câmera e edição: Júlia Zakia e Luciana Fróes
Iluminação: Moacir Ferraz
Figurinos: Juliana Pfeifer e Sandra Pestana
Cenografia: Juliana Pfeifer
Trilha sonora: Mauro Braga e Silas Oliveira
Fotografia: Maycon Soldan
Produção: Carolina Baraglio e Dudu Ferraz
Realização: Grupo Matula Teatro e Boa Companhia
Parceria: Instituto Hilda Hilst
Designer Gráfico: Bruno Cardoso
Social Midia: Mauricio Oliveira
Duração: 60 min
Classificação: 18 anos.

Live de Lançamento: 03/12 às 19h00.
Transmissão ao vivo no Canal do Youtube do Instituto Hilda Hilst
https://www.youtube.com/c/CuradoriaHilst

Temporada online:
03, 04 e 05 de dezembro das 20h00 às 23h59
10,11 e 12 de dezembro das 20h00 às 23h59

Classificação etária: maiores de 18 anos

Disponível no Canal do Youtube do Instituto Hilda Hilst:
https://www.youtube.com/c/CuradoriaHilst

Site Oficial: http://grupomatulateatro.com/
Facebook: https://web.facebook.com/GrupoMatulaTeatro/
Instagram: https://www.instagram.com/matulateatro/

(Carta Campinas com informações de divulgação)