A obra de teatro audiovisual “Te Espero Pro Jantar”, que faz parte do projeto integrado por estudantes de Artes Cênicas e Midialogia da Unicamp e contemplado pela 11ª edição do Programa Aluno Artista do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), da Unicamp, terá sua estreia no próximo dia 21 de dezembro, terça-feira, às 19h, no canal do YouTube do Programa Aluno Artista.

“Te Espero Pro Jantar” é uma obra de teatro audiovisual criada a partir de histórias de crianças e jovens negros(as) vítimas de operações policiais em bairros periféricos de municípios do estado de São Paulo. Fugindo de uma retratação fria e apática comum dos boletins oficiais, a proposta busca oferecer tais narrativas através do prisma das famílias.

(Foto: Divulgação)

A motivação

De acordo com uma pesquisa organizada pela Rede de Observatórios de Segurança em 2020, é indicado que pessoas negras são 75% dos mortos pela polícia no Brasil, dados estes que apenas reforçam a brutalidade das operações. A intenção deste projeto, entretanto, não se localiza na reprodução de uma linguagem agressiva comumente encontrada em meios informativos sensacionalistas.

A partir da 11ª edição do Programa Aluno Artista do Serviço de Apoio ao Estudante da Universidade Estadual de Campinas, foi almejada uma produção audiovisual que trabalhe com tais histórias violentas sem a necessidade de apresentar a agressividade nelas presente, lançando um olhar cauteloso sobre os relatos.

Pensando nas possibilidades de trabalho com uma temática que não dispensa cuidados, o projeto “Te Espero Pro Jantar” possui um método de escrita baseado em concepções de dramaturgia. Como resultado, é previsto um processo síncrono a partir das criações dos atores e atrizes, e de relatos encontrados online de famílias de vítimas. 

O material é, ainda, contemplado por uma criação artística interdisciplinar. Sendo atravessado, assim, por artifícios audiovisuais (cortes, edições, montagens e decupagem de cena), e elementos cênicos (composição dramatúrgica e técnicas interpretativas), englobando uma ação de arte integrada entre os cursos de Artes Cênicas e Midialogia.

Classificação Indicativa: 10+

Instagram do Projeto

https://www.instagram.com/teesperoprojantar/?hl=pt-br

Youtube do Programa Aluno Artista

https://www.youtube.com/channel/UCjUTgCvb6lOK4y0mWmOd1HQ

Ficha Técnica

Dramaturgia

Danielly Cordeiro, Leonardo Lisboa, Mateus Oliveira

Atriz

Paty Palaçon

Produção

Fernanda Marino, João Portela

Direção

Leonardo Lisboa, Mateus Oliveira

Montagem

Mateus Oliveira

Direção de Som

Ivan Rizzo

Agradecimentos

Adriano Meneses, Bi Rodrigues, Bolo de Mesa, Edson Pfutzenreuter, Erika Schawrz, Everaldo Silva, IMA Cultural, Jordana Pereira Henrique, José de Oliveira, Márcio Zaunun

Realização

Te Espero Pro Jantar

Programa Aluno Artista

Serviço de Apoio ao Estudante

(Carta Campinas com informações de divulgação)