O projeto artístico “Em Memória”, realizado pelo grupo de teatro Vaca Amarela, será exibido na Mostra Aluno Artista da Unicamp no próximo dia 16 de dezembro, quinta-feira, às 14h35, no canal do YouTube “Aluno-Artista”. (SAE Unicamp).

O presente cenário brasileiro de isolamento social é permeado pelo sentimento de incertezas, cansaço e, principalmente, saudades. A pandemia fez com que nos deparássemos com perdas e a constante lembrança de nossos entes queridos e de tempos não-remotos. Ademais, os artistas foram condicionados a conceber suas criações de maneira isolada e virtual, com o desafio de criarem afastados do público e de seus colegas.

(Foto: Divulgação)

Partindo desse viés, o projeto “Em Memória”, que participa do programa “Aluno Artista” da Unicamp, consiste na produção e na exibição de um média metragem dentro da estética do cinema mudo, pesquisa e repertório do grupo, tendo como eixo a exploração de memórias marcantes de seus integrantes, pessoais porém coletivas. Quais as saudades? Quais os traumas? Quais os momentos que mudaram as nossas vidas para sempre? Através de cinco solos, o Vaca Amarela convida os espectadores a entrarem na mente e coração de seus atores e dividir momentos intimistas de pura poética e nostalgia.

O grupo Vaca Amarela é composto pelos estudantes de Artes Cênicas da Unicamp: Breno Soares, Danilo Guimarães, Gui Martins, Helena Chiste, Juliana Eiras e Mariana Yamada. O coletivo surgiu em 2020 a partir de um grupo de estudos de teatro e cinema-mudo, no qual eram desenvolvidas práticas e metodologias de criação cênica sem falas, tudo de maneira remota por conta da pandemia. A partir desses estudos, o grupo buscou sintetizar seus experimentos em um filme que revelasse a sua essência poética.

Mais informações sobre o projeto pelo Instagram @vacaamarelateatro

(Carta Campinas com informações de divulgação)