A Cia. campineira ParaladosanjoS comemora 20 anos de existência com uma mostra virtual realizada de 10 a 19 de dezembro. Serão apresentados, para público infanto-juvenil, as obras “Cabeleira Doida” e “Tchu-Tchu-Tchu_Uma Aventura Aero-Aquática” e “Experimentações em Processo”, do novo espetáculo “Travessias – Lado B“.

A mostra poderá ser acessada gratuitamente pelo YouTube do Paraladosanjos e faz parte das atividades contempladas pelo prêmio Proac Lab Expresso de Histórico por Realização no Circo. Realização: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Sinopses dos espetáculos  

Tchu-Tchu-Tchu é um dos espetáculos de repertório mais antigos da Cia, com 15 anos de estrada. É uma divertida e acrobática história de dois casais banhistas que estão na praia na maior descontração quando são surpreendidos por um terrível, e solitário, Tchubarão. Para demonstrar sua força e coragem, o Tchubarão realiza impressionantes acrobacias em uma ancora-trapézio e na maioria das vezes acaba conquistando o coração das Tchu-tchuzetes, que num piscar de olhos, se encontram amarradas prontas para virar Tchurrasquinho! Na situação de ameaça, os dois casais fazem de tudo para se salvar, encontrando segurança em enormes tecidos aéro-acrobáticos que se misturam ao incrível cenário dando ilusão de grandes ondas do mar. Até que o perigo passe, permanecem nos ares (e nos mares) recheando a trama com uma linda história de amor e aventura. A linguagem escolhida é a de desenho animados (CartoonS), que trazem cor, humor e muita agilidade à cena. Para este espetáculo nos inspiramos nos cartoons visuais da década de 70 que não se utilizavam da fala para contar a história como: “Papa-Léguas” e “Tom & Jerry”. Utilizando-se do gromelô (língua abstrata inventada pelos atores) e tendo como fio condutor uma narrativa dinâmica de ações musicadas repletas das mais inesperadas peripécias, o espetáculo explora a clássica relação entre o “bem” e o “mal” considerando o último como rito de passagem ao invés de estado de permanência.

(Foto: Divulgação)

Cabeleira Doida é uma criação mais recente. É o primeiro solo de Marília Ennes, co-fundadora da cia ParaladosanjoS, e tem direção e trilha sonora de Natália Mallo, a mesma de “O evangelho segundo Jesus Rainha do Céu” com Renata Carvalho. Cabeleira Doida é livremente inspirado nos livros “Meu crespo é de Rainha” de Bell Hooks e “Cabelo Doido” de Neil Gaiman.  Premiado com o Edital Proac 2018, “Cabeleira Doida” é o mais novo espetáculo infanto-juvenil da Cia. ParaladosanjoS. Trata-se de uma montagem baseada no teatro físico, visual e nas técnicas das danças aéreas. Com leveza, o espetáculo traz questionamentos sobre auto-imagem e estereótipos de beleza. Pondera sobre o cabelo como elemento identitário e faz um convite à reflexão sobre estas questões, utilizando depoimentos de pessoas reais que dão novas camadas de sentido às peripécias da personagem. Os aparelhos, para além das danças aéreas, compõem também o cenário, convidando a diferentes visualidades e materialidades. A narrativa da cena é conduzida pela nossa personagem através de passeios por diferentes níveis do palco e de técnicas de rapel e acrobacias. Emaranhados de elásticos, uma enorme espiral de ferro e uma cortina de mais de 500 metros de cordas de algodão criam mundos para suas aventuras. Tudo se passa em uma grande Cabeleira Doida!

Cabeleira Doida (Foto: Helen Quintans)

Já Travessias – Lado B é a abertura das experimentações em processo do novo espetáculo da Cia. ParaladosanjoS produzidas exclusivamente para a linguagem audiovisual, em filmagens e captação de imagens realizadas na Estação Cultura, em Campinas. Em 2022 todas essas experimentações tomarão outras dimensões, pois serão serão encenadas ao vivo no palco. Enquanto isso, durante a Mostra Virtual, o público pode navegar no universo que anda inspirando a equipe de atores, videomakers e musicistas.

Lado B aborda temas como aquecimento global, fim dos tempos, começo de novos tempos, negacionismo, exploração desenfreada e explora o fato de mais de 11 milhões de brasileiros serem terraplanistas. Ao estudarmos mais a fundo esses dados percebemos que é necessário muita imaginação. Se a Terra é plana como um LP, como seria o seu Lado B? E ainda vamos mais longe em nossa divagação: Se os habitantes do Lado B emergissem, o que iriam encontrar em suas travessias?

Mostra Virtual ParaladosanjoS 20 Anos

de 10 a 19 de dezembro de 2021

no Canal Youtube da cia ParaladosanjoS

https://www.youtube.com/channel/UCaDXlBfFZXHNi1b9cBw1vQA

Tchu-Tchu-Tchu_Uma aventura Aero-Aquática

Dias 11 e 18.12 às 18h

Cabeleira Doida

12 e 19.12 às 18h 

Travessias – Lado B

10, 16 e 17.12 às 20h

Em 2021, a cia ParaladosanjoS completou 20 anos (re)-existência, desenvolvendo trabalho de pesquisa aprofundado nas fronteiras e convergências das artes-cênicas. Reconhecido pelo público e pelos grupos mais novos como uma referencia estética e de linguagem desenvolve espetáculos com narrativas e poéticas cênicas suspensas. A cia ParaladosanjoS já produziu e estreou mais de 16 espetáculos, sendo alguns em colaboração com Lume Teatro, Legs on The Wall (Austrália), Dorothy Shoes (Inglaterra) e Clipa Theatre (Israel). 

O grupo acaba de ser premiado com o Standard Bank Ovation Award pelo espetáculo Molhados&Secos, que ficou em cartaz no National Arts Festival, da África do Sul. 

https://nationalartsfestival.co.za/show/wetdry-molhadossecos/

Em 2020 fez parte da programação da Mostra de Artes FAROFFA com o espetáculo Cabeleira Doida, direção de Natalia Mallo. Foi destaque como única atração brasileira no maior Festival de Artes do Planeta, o FRINGE Edimburgo, na Escócia em 2016 com o mesmo espetáculo. No Brasil foi premiado como melhor espetáculo, melhor ator, melhor direção e pesquisa de linguagem pelo trabalho Euetheia – Um Elogio à Loucura, no Festival Kaos-Cubatão, além de ter realizado muitos outros festivais e ocupações Caixa Cultural em diversos estados brasileiros.

O grupo tem sede no município de Campinas-SP desde sua fundação promovendo a formação de crianças e adolescentes em risco social e realizando mostras de espetáculos em sua sede, o Centro Cultural Casarão.

REDES SOCIAIS: 

Instagram: https://www.instagram.com/paraladosanjos/ 

Facebook: http://facebook.com/paraladosanjos 

Twitter: http://twitter.com/paraladosanjos

Paraladosanjos is under construction (em construção, em breve um novo site)

(Carta Campinas com informações de divulgação)