A Cia 22:22 de Teatro e Dança estreia o espetáculo digital As Pílulas do Dr. Faustroll no dia 16/12 às 15h, em seu canal no YouTube, e terá outras exibições nos dias 17/12 às 15h, 18/12 às 15h e às 21h e 19/12 às 15h e às 21h.

A peça tem como protagonista Dr. Faustroll (Eduardo Brasil) que está em busca de um novo laboratório para continuar a criar seus experimentos da patafísica –  a ciência das soluções imaginárias, ou ciência das exceções, criada pelo dramaturgo francês Alfred Jarry (1873-1907), precursor do teatro do absurdo.

FAUSTROLL (Foto: Eduardo Brasil)

Ao encontrar o lugar adequado, o cientista dá início a montagem e testes de suas ideias improváveis, que estão muito além da física e da metafísica e que comicamente desconstroem o real para reconstruí-lo no absurdo. Magnetismo, eletricidade, reações químicas, manipulação do espaço tempo, constatação das estranhezas naturais e não naturais são alguns dos experimentos da Patafísica que o público poderá acompanhar ao se aventurar junto com Faustroll em seu laboratório.

Este novo trabalho da Cia 22:22 é resultado da pesquisa sobre o universo da Patafísica de Alfred Jarry, que, na visão do ator Eduardo Brasil, dialoga diretamente com o universo infantil, mas também com o nonsense, o absurdo, o insólito por meio do personagem Faustroll que é ao mesmo tempo criador e criatura desta ciência do improvável. 

O ator pesquisa sobre Patafísica há alguns anos e vê uma forte relação entre as maneiras de ver o mundo de um patafísico e de uma criança, uma vez que estes aceitam o inesperado e até causam o improvável por terem na imaginação uma forma de lidar com o mundo à sua volta.

O espetáculo é praticamente sem falas, a não ser por algumas narrações pontuais. As cenas foram construídas a partir da relação da figura do Dr. Faustroll com os objetos e situações do espetáculo. Para tanto são utilizadas projeções de imagens, cenas coreografadas, manipulação de bonecos e objetos.

(Foto: Eduardo Brasil)

Além de dar vida ao personagem Faustroll, o ator Eduardo Brasil é responsável pela concepção, iluminação, cenografia, dramaturgia, maquiagem e edição desta peça digital. A direção é de Lily Curcio (Seres de Luz Teatro) e a orientação coreográfica é de Ana Clara Amaral. A trilha sonora foi composta especialmente para o espetáculo por Edu Guimarães. O figurino e visagismo foi assinado por Hellen Quintans.

O espetáculo contou com a produção executiva e gestão financeira de Wannyse Zivko, da Arte & Efeito Produções Artísticas, e contemplado pelo edital emergencial ProAC Expresso Lei Aldir Blanc – ProAC LAB 38/2020, com recurso advindo do Governo Federal, através do Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

Fundada em 2014, a Cia 22:22 de Teatro e Dança é resultado da parceria artística e didática em teatro e dança entre a bailarina Ana Clara Amaral e o ator e diretor Eduardo Brasil. Em seus sete anos de existência, a companhia produziu os espetáculos Después (2014) e Drama (2021), ambos solos com atuação de Ana Clara Amaral e direção de Eduardo Brasil. Em 2020, a dupla de artistas lançou a 1ª Mostra Virtual de Videodramas, com a participação de 40 artistas da dança e do teatro do Estado de São Paulo, selecionados para serem orientados na produção de videodramas. A Companhia realizou, ainda em 2021, o projeto Biderman e os incendiários – ações em rede que levou alunos de oito escolas de Campinas a refletir sobre arte e futuro profissional em interação com os artistas da Cia 22:22 e produção de quase uma centena de vídeo-cartas. As Pílulas do Dr. Faustroll (2021) é o terceiro espetáculo do repertório da Cia 22:22.

(Foto: Eduardo Brasil)

As Pílulas do Dr. Faustroll – Cia 22:22

16/12 às 15h, 17/12 às 15h, 18/12 às 15h e às 21h e 19/12 às 15h e às 21h

Onde: https://cia2222.page.link/youtube

Duração: 50 min

Faixa etária: Livre

Categoria: Teatro infanto juvenil / familiar

Ficha Técnica:

Criação, atuação, iluminação, cenografia, bonecos, maquiagem e dramaturgia: Eduardo Brasil

Direção: Lily Curcio

Orientação coreográfica: Ana Clara Amaral

Trilha sonora original: Edu Guimarães

Figurinista/Visagista: Helen Quintans

Textos em OFF: Jeff Vasques

Design gráfico e gestão de mídias digitais: Gustavo Xella

Técnico de montagem e operador de luz: Daniel Salvi

Gravação do espetáculo: Ana Clara Amaral e Eduardo Brasil

Edição do vídeo: Eduardo Brasil

Produção Executiva e Gestão Financeira: Wannyse Zivko 

Assessoria de imprensa: Cecília Gomes

(Carta Campinas com informações de divulgação)