Em 2021, o Banco Central já elevou a taxa básica de juros (Selic) em 362,5%! Esse número é estarrecedor, mas não é uma notícia com grande destaque na mídia. A Selic, que estava em 2% ao ano no início do ano, subiu para 9,25% na última reunião do Banco Central realizada dia 8 de dezembro.

(foto katia mello – ccl)

Os números mostram o tamanho da tragédia econômica que os brasileiros se enfiaram com a eleição do governo de extrema-direita e neoliberal. A política neoliberal de Paulo Guedes afundou o país ao concentrar renda e produzir miseráveis. Por outro lado, os integrantes do governo Bolsonaro fazem sua colaboração para a tragédia ao destruir a economia do setor cultural, destruir a economia e o ordenamento do sistema de pesquisa e educação do país, ideologizar as relações internacionais, reduzir a fiscalização e aumentar a destruição ambiental promovendo uma economia ilegal com desmatamento e garimpo. O governo parece fazer de tudo para piorar a situação.

Tudo isso afeta diretamente a economia, que foi mais atingida pela ação desastrosa e negligente na área da Saúde, o que prolongou a crise do coronavírus e tudo que a CPI da Covid revelou. Até hoje o governo promove ações que afetam diretamente a economia. Por exemplo, ao causar confusão no controle de novas variantes do vírus em aeroportos ou mesmo ao boicotar a Coronavac na terceira dose, o que gerou empregos no exterior em vez de novo Brasil. É inacreditável.

A decisão do Banco Central de aumentar a Selic em 362% provoca impactos negativos na vida das pessoas, das empresas e nas contas do próprio governo. O presidente do Banco Central do governo Bolsonaro, Campos Neto, disse a dívida que ele próprio administra “deve explodir”. Em resumo: apertem os cintos, o piloto tá passeando de moto.