Online – Uma nova montagem de “Les Poupées”, peça coreográfica concebida por Marta Soares em 1997, com inspiração na obra surrealista do alemão Hans Bellmer, ao fotografar bonecas que ele desmontava e remontava para expor os mecanismos dos desejos humanos no corpo, terá apresentações virtuais entre 30 de novembro e 9 de dezembro, nas terças, quartas e quintas-feiras, sempre às 15h, com transmissão pelo YouTube no link https://www.youtube.com/c/CaisProducaoCulturalLtda

Em sua pesquisa, que chamou de “Inconsciente físico”, Bellmer foi influenciado pelos contos de E.T.A. Hoffman, em especial “O Homem de Areia”, pelos movimentos artísticos Dadaísmo e Surrealismo, e pelos experimentos psicanalíticos realizados por Charcot e Freud com pacientes histéricas, no início do século XX.

(Foto: Gil Grossi)

Importante criação dentro do extenso repertório de Marta Soares, premiada com o APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Pesquisa em Dança, “Les Poupées” reflete sobre a condição do sujeito na contemporaneidade, por meio da desconstrução de um corpo em conflito num universo dual. Da dissolução dos limites entre o corpo e seu entorno, entre o dentro e o fora, emerge um corpo plural, transitório e mutável em sua complexidade; descaracterizado, transpõe as distinções entre masculino e feminino, belo e grotesco, angústia e êxtase, vivo e morto.

Filmada em outubro deste ano por Osmar Zampieri, no Kasulo Espaço de Arte, esta versão virtual do solo tem desenho de luz de Beto de Faria e operação de som de Rafael Araújo para a trilha, assinada pela própria Marta Soares, com canções de Hindi Zahra, Amália Rodrigues, Michael Remesnik e Hole. Zé Renato e Beto de Faria respondem pela produção.

A remontagem de “Les Poupées” foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, através do Edital Proac Lab, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Les Poupées”, de Marta Soares – versão online

Dias 30/11, 01, 02, 07, 08 e 09/12 – terças, quartas e quintas, 15h

Link para acesso direto:  https://www.youtube.com/c/CaisProducaoCulturalLtda

Duração: 40 minutos | Classificação indicativa: livre

Grátis

Dançarina e coreógrafa, Marta Soares completou o One Year Course, no Laban Centre for Movement and Dance, em Londres, o bacharelado em Artes na State University of New York (SUNY) e recebeu o Certificado em Análise de Movimento Laban (CMA) no Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS). Estudou e trabalhou com a diretora e dramaturga Lee Nagrin (fundadora do grupo “The House”, dirigido por Meredith Monk) e nas escolas Movement Research, Susan Klein e Alwin Nickolais. Com Bolsa da Fundação Japão, estudou dança butô com Kazuo Ohno, em Tóquio.

No Brasil, criou o solo “Les Poupées”, com o apoio da Bolsa Rede Stagium (Prêmio APCA 1997 – Pesquisa em Dança); o trabalho em grupo “Formless”, com o apoio do Prêmio Estímulo Flávio Rangel de Artes Cênicas da Funarte (Prêmio APCA 1998 – trilha sonora de Lívio Tragtenberg); o solo “O Homem de Jasmim”, com apoio da Bolsa Vitae de Artes e do Prêmio Estímulo de Dança – Novas Linguagens Coreográficas da Secretaria de Estado da Cultura (Prêmios APCA 2000 – concepção/direção e vídeo/cenografia). Recebeu a Bolsa da John Simon Guggenheim Foundation, para criação do solo “O Banho” (Prêmio APCA 2004 – instalação coreográfica). Com apoio do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, desenvolveu o espetáculo em grupo “Um corpo que não aguenta mais” (2007/2008), a instalação coreográfica “Vestígios” indicada ao Prêmio BRAVO! e ganhadora do APCA 2010 (Pesquisa em Dança), e “Deslocamentos”, que estreou na Casa Modernista em formato site specific (2014).

Marta Soares é mestra em Comunicação e Semiótica e doutora em Psicologia Clínica/Artes (Núcleo de Subjetividade), pela PUC-SP, onde também lecionou na Faculdade das Artes do Corpo, no período de 1999 e 2012.

Ficha Técnica

Concepção, Direção e Interpretação: Marta Soares | Desenho de Luz: Beto de Faria | Figurino e Trilha Sonora: Marta Soares | Operação de Som: Rafael Araújo | Gravação e Edição: Osmar Zampieri | Fotos: Gil Grossi | Assessoria de imprensa: Elaine Calux | Produção Executiva: Cais Produção Cultural | Produtores: Beto de Faria e José Renato

(Carta Campinas com informações de divulgação)