A Cia de teatro Kokelinha, de Campinas, estreia a temporada online da peça infantil “A Princesa Dara e o Sapo que Fala” em seu canal no Youtube. Nos dias 4, 5, 10, 11 e 12, de dezembro, o público poderá conferir o espetáculo de graça, a partir das 16h. Como parte do projeto, acontecerá, no dia 12, às 19h, o workshop “Contos africanos para crianças”, que terá inscrições gratuitas.

O espetáculo traz uma história infantil totalmente nova sobre uma princesa e um sapo falante, ambientada em um reino africano liderado e construído por mulheres. Seja nos cenários, ou nos figurinos, as referências à cultura africana aparecem em diversos momentos, como nas cores, nos ritmos ou festas. A peça, que também possui músicas que foram escritas especialmente para a apresentação, contará com tradução em libras.

(Foto: Divulgação)

Sinopse:

Líder e rainha do reino africano de Kadondo, a bondosa Nandi Ka (Rosangela Almeida) está preparando a festa de 15 anos de sua filha, a princesa Dara (Dafner Cibele). Ao contrário da sua mãe, Dara não se interessa pelo seu reino, nem pela história de seu povo, e acredita ser a pessoa mais ilustre do mundo. A princesa só não esperava que um sapo (Felipe Leão), mais artista que anfíbio, pudesse roubar a atenção de todos bem no dia do seu aniversário. Ela ainda não sabe, mas por trás desse sapo que fala, canta e até conta piadas, existe um grande segredo.

Dramaturgia e temáticas

O ponto inicial da dramaturgia, de autoria do ator Ítalo Jonas, que também assume a direção do espetáculo, surgiu da vontade de apresentar ao público infantil contemporâneo, um reino repleto de cultura africana, que despertasse a curiosidade sobre outros tipos de realeza.

Quando a ideia do reino africano se misturou a uma pesquisa sobre o conto “O Rei Sapo”, nasceram os personagens e o enredo central desse espetáculo, que se desviou do conto dos irmãos Grimm. No espetáculo não existe uma princesa que deverá beijar um sapo. Nele, a princesa irá resgatar sua essência e descobrir qual é o seu lugar na estrutura política de seu reino. Já o sapo, surge mais artista que anfíbio, para, posteriormente, trilhar uma jornada de redenção. Soma-se a isso, momentos de humor e dança, permeados por conceitos de ecologia e história, além de cantigas de roda e músicas originais.

“A Princesa Dara e o Sapo Que Fala” deixa lições que envolvem o poder de mudança, das raízes familiares e do artista que está escondido dentro de cada um.

O espetáculo que, no ano passado, teve sua temporada presencial cancelada devido à pandemia, foi gravado no Teatro Castro Mendes e será transmitido no canal da Cia Kokelinha, plataforma na qual a cia de teatro passou a publicar suas contações de histórias e teatro web desde 2020 devido ao fechamento dos teatros. Essa será a primeira vez que a peça será transmitida no Youtube.

O workshop on-line “Contos africanos para crianças” está com inscrições gratuitas no site da Cia Kokelinha e acontecerá no dia 12 de dezembro, às 19h, no canal do Youtube. No workshop, que será realizado pelos integrantes da Cia Kokelinha, os participantes poderão conhecer ferramentas para criação de atividades artísticas com a temática africana, além de acompanhar de perto o processo de criação e pesquisa que envolveu a construção da dramaturgia do espetáculo “A Princesa Dara e o Sapo Que Fala”.

Elenco:

Atores: Dafner Cibele, Felipe Leão, Rosangela Almeida, Iuri Lupetti, Allex Borges, Ítalo Jonas

Direção e dramaturgia: Ítalo Jonas

Produção: Cia Kokelinha

Indicação de público-alvo e classificação indicativa.

A peça tem como público-alvo crianças e adolescentes de todas as idades.

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos.

A Princesa Dara e o Sapo Que Fala

Quando: 4, 5, 10, 11 e 12 de dezembro

Horário: 16h

Onde: Youtube da Cia Kokelinha (www.youtube.com/kokelinha)

Gratuito

Workshop: Contos Africanos para Crianças

Quando: 12 de dezembro

Horário: 19h

Onde: Youtube da Cia Kokelinha (www.youtube.com/kokelinha)

Inscrições: Site da Cia Kokelinha (www.kokelinha.com.br)

Gratuito

(Carta Campinas com informações de divulgação)