Estreia sábado, 27 de novembro, às 20h, a nova montagem virtual da Cia. Finibus de Teatro: “O Pecado Nosso de Cada Dia”. Com direção de Marcelo Porqueres, dramaturgia e criação colaborativa do grupo, o espetáculo aborda os sete pecados capitais contrastando com o momento atual em que vivemos, trazendo questionamentos sobre o que consideramos pecado hoje em dia, como enxergamos os pecadores e como isso nos afeta. “Cada pecado cria sua atmosfera pessoal e transitória, um sentimento que nos marca a alma”, afirma o diretor Marcelo Porqueres. 

(Foto: Cia Finibus/divulgação)

Para João Nalão, diretor da CIA Finibus, o processo todo foi uma descoberta em vários aspectos. “Esse processo foi uma descoberta de como estamos consumindo estes pecados diariamente e nos faz refletir sobre o nosso consumismo descontrolado”, afirma o ator que no espetáculo interpreta a Luxúria, a Inveja e a Gula.

De acordo com Kamila Lopes, atriz que interpreta a Preguiça, a Inveja e a Gula, o grupo estava envolvido em outro processo de criação e com a pandemia houve um reajuste na programação, mas o grupo nunca parou. “Surgiram diversos desafios de criação, entre eles, como criar em um espaço que usamos para o nosso cotidiano, com um corpo cotidiano. No início tudo foi mais difícil, mas nos adaptamos e o resultado está aí”, conclui a atriz. 

Para Éverton Gatti, ator que interpreta a Vaidade, a Ira e a Gula o processo foi extremamente rico e possibilitou que cada artista quebrasse os protocolos tradicionais do fazer teatro. “Os procedimentos tradicionais tiveram que ser quebrados dentro do que nós estávamos acostumados a fazer e isso fica mais evidente quando refletimos sobre a pesquisa em arte no momento em que a pandemia estava gritando. Particularmente, posso falar que pude colocar uma lupa em cada pecado, que inclusive, ficaram ainda mais latentes dentro de casa”, afirma. 

OS SETE PECADOS: 

O processo de criação híbrido proposto pelo grupo conta com três partes: a primeira representa a Vaidade, a Preguiça, a Avareza e a Luxúria. Aqui os atores trabalharam individualmente e trouxeram propostas baseadas no teatro virtual ao vivo. Na segunda parte, com a Ira e a Inveja, o grupo trabalhou em duplas, com cenas gravadas, trazendo então, as várias possibilidades que o audiovisual oferece. Por fim, na última parte, todos trabalharam com um único pecado: a Gula e puderam escolher qual método usar. “Foi um processo de novas experiências e aprimoração, o que fez com que cada um saísse da zona de conforto e trabalhasse também em uma direção individual, controlando som, luz e buscando possibilidades dentro de casa”, comenta a atriz Renata Calixto, que interpreta a Avareza, a Ira e a Gula.

SINOPSE:

Espetáculo baseado nos sete pecados capitais traz à tona as formas e as faces do pecado na sociedade atual em que vivemos. Pecado e culpa, punição e perdão, até que ponto é pecado quando não se sente culpa? O pecado é um conceito individual? Ao longo dos anos transformamos e amenizamos o peso do pecado para se encaixar na nossa realidade? 

ESTREIA E TRANSMISSÃO:

O espetáculo tem estreia online pelo canal da Cia Finibus no YouTube. Os ingressos serão em forma de contribuição voluntária pelo PIX da companhia. 

Espetáculo: O Pecado Nosso de Cada Dia
Data
: 27 de novembro às 20h e 28 de novembro às 19h
Exibição pelo canal no YouTube: www.youtube.com/c/FinibusCia
O link será disponibilizado pelas redes sociais:
https://www.facebook.com/Ciafinibus/
https://www.instagram.com/ciafinibus/
Ingressos: contribuição voluntária via PIX (19) 98130-2570 – Éverton Gatti

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Cia. Finibus
Direção: Marcelo Porqueres
Elenco: Éverton Gatti, João Nalão, Kamila Lopes e Renata Calixto
Coordenadora de produção: Kamila Lopes
Sonoplastia: Cia. Finibus
Iluminação: Cia. Finibus
Figurinos: Cia. Finibus
Cenografia: Cia. Finibus

(Carta Campinas com informações de divulgação)