A programação de cinema da série #CinemaEmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo com curadoria do Cine Sesc, traz todas as semanas diversos títulos com acesso gratuito pela plataforma do Sesc Digital.

A programação semanal traz filmes contemporâneos e clássicos, ficção e documentários.

“O Deserto Vermelho”, de Michelangelo Antonioni

Até o dia 16 de dezembro, a plataforma Sesc Digital recebe a mostra “Afrofuturismo – Diásporas e Fronteiras”, na série Curta em Francês, uma realização da Aliança Francesa do Brasil em parceria com o Sesc São Paulo. A mostra traz narrativas de ficção que mesclam ancestralidade negra, tecnologias e futuro.

A programação apresenta 10 títulos de curtas-metragens que se relacionam com o movimento Afrofuturista e, ainda, três masterclasses ao vivo, transmitidas pelo canal da Aliança Francesa Brasil, no Youtube.

Os filmes trazem a potência das narrativas de ficção especulativa intermediados pela ancestralidade e pela tecnologia dentro das perspectivas negras, concebendo um olhar crítico para reimaginar o passado, intervir no presente e, consequentemente, transformar o futuro. Com passagens entre Burkina Faso, Congo, Guadalupe, Bélgica, Martinica, Madagascar, Reunião, França e Brasil, as obras estão divididas em dois programas: Utopias Pretas e Infância, Juventude e Fabulação.

NoirBLUE – les déplacements d’une danse, de Ana Pi, em exibição na mostra Afrofuturismo – Diásporas e Fronteiras

As masterclasses serão tempos de reflexão sobre o tema da mostra, o afrofuturismo, e de discussão sobre os filmes selecionados. Os encontros online serão transmitidos ao vivo. Para assistir, clique aqui

Dia 17/11, às 18h, com as curadoras Kariny Martins e Kênia Freitas – Dia 24/11, às 18h, com os diretores Wally Fall e Ana Pi, e Kênia Freitas- Dia 1/12, às 18h, com os diretores Irmãos Carvalho e Raphaelle Benisty, e Kariny Martins

A mostra tem o apoio do Institut Français de Paris e da Embaixada da França.

“Afrofuturismo – Diásporas e Fronteiras” foi inspirada pelo mês da consciência negra e realizada graças a duas curadoras especialistas desta temática, Kariny Martins e Kênia Freitas. A artista visual e fotografa Gê Viana também participou da mostra, criando o cartaz e as artes.

Todos os curtas em exibição na mostra podem ser vistos AQUI.

Veja abaixo as últimas estreias na programação geral da série #CinemaEmCasaComSesc:

Você Nunca Esteve Realmente Aqui (Estados Unidos, Reino Unido | 2017 | 89 min | Ficção | 16 anos)
Direção: Lynne Ramsay

Elenco: Joaquin Phoenix, Judith Roberts, Ekaterina Samsonov, John Doman

Filme disponível até 24/12/2021

Joe, um veterano de guerra traumatizado, ganha a vida resgatando jovens desaparecidos. Quando um trabalho fica fora de controle, os pesadelos de Joe o alcançam, enquanto uma conspiração é descoberta, o levando para uma viagem que pode ser para a sua morte ou para seu despertar.

O Deserto Vermelho (Il Deserto Rosso) (Itália | 1964 | 113 min | Ficção | 14 anos) 

Monica Vitti em “O Deserto Vermelho”

Direção: Michelangelo Antonioni
Elenco: Monica Vitti, Richard Harris, Tonino Guerra 

Filme disponível até 11/05/2022

Chuva, neblina, frio e poluição assolam a cidade industrial de Ravenna, na Itália. Ugo, o gerente de uma usina local, é casado com Giuliana, uma dona de casa que sofre de problemas psicológicos.

Saudade Mundão (Brasil | 90 min | Documentário | 2020 | 14 anos)
Direção: Julia Hannud e Catharina Scarpellini

Produtora Executiva: Julia Hannud

Roteiro: Julia Hannud, Catharina Scarpellini

Filme disponível até 24/12/2021

Através de cenas de um cotidiano monótono e limitado, podemos conhecer de perto a realidade de mulheres marginalizadas muito antes de serem encarceradas. Saudade Mundão é um filme sobre o humano, que se passa na Cadeia Pública de Franca.

(Carta Campinas com informações de divulgação)