O núcleo Maya-Lila apresenta no próximo sábado, dia 20 de novembro, às 20h, seu novo espetáculo “Deslocaloca” no Centro Cultural Casarão. A dança é dirigida por Marília Coelho e conta com orientação dramatúrgica de Melina Scialom. No elenco as bailarinas Bárbara Francesquine, Danielle Laetano, Fernanda Ribeiro, Luiza Tortorella, Maria Reisewitz e Maré Magalhães, realizam um jogo coreográfico que traz questões sobre autonomia, transformando o espaço cênico em uma construção dinâmica e colaborativa. 

(Foto: Pedro Dutra)

Como uma grande celebração, o espetáculo propõe um jogo de deslocamentos e provocações onde diferentes ambientes são criados através da dança, em situações que misturam realidade, ficção, exageros, clichês e momentos inusitados. O grupo desafia a cena e as convenções normativas que moldam hábitos, lógicas, julgamentos e o senso comum. 

O Maya-Lila oferece também gratuitamente a oficina Triz – Jogos Coreográficos, com teorias e práticas sobre os Estados de Jogos e suas relações com a criação e pensamentos em dança. Não é necessário ter experiência prévia em dança para poder participar. 

Além do espetáculo e da oficina, o grupo elaborou durante o processo criativo do espetáculo a WebArte www.deslocaloca.com Nesse jogo virtual, o espectador pode acessar este espetáculo pelo universo online e se aproximar do Maya-Lila em um outro formato.

Deslocaloca foi produzido através do Prêmio por Histórico em Realização em Dança, através do edital Proac Lab de 2020. A webarte foi subsidiada através da Lei Aldir Blanc, por edital via Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu. 

O núcleo Maya-Lila foi formado por estudantes do curso de Dança da Unicamp em 2005, e desenvolve colaborativamente seus modos de pensar e produzir dança desde então. O grupo possui uma grande influência da cultura de festivais alternativos de arte, onde é residente do Festival Universo Paralello há 15 anos. Esteve também em quatro edições do Boom Festival em Portugal, no Ozora Festival na Hungria e apresentou-se na Okupa LaNave em Barcelona. Circulou por Manaus, Belém, Macapá e Rio Branco através do extinto prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna. Já se apresentou também em diversos Sescs, Sesis, festivais, ruas, florestas e praças do Brasil. 

Espetáculo Deslocaloca

Dia 20 de novembro às 20h

Classificação etária: 14 anos

Uso obrigatório de máscara

Gratuito

Oficina Triz – Jogos Coreográficos

Dia 20 de novembro das 15h às 17h

Classificação etária: 16 anos

Não é necessário conhecimento prévio em dança para participar 

Gratuito

Local: 

Centro Cultural Casarão

Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N – Barão Geraldo, Campinas (SP)

(19) 3287-6800 e (19) 99112-8748

(Carta Campinas com informações de divulgação)