No próximo dia 11 de novembro, quinta-feira, às 19h, no canal do YouTube do Laboratório de Dramaturgia do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp (Lab. Drama), será apresentada a leitura dramática da peça teatral “Um Dia Ouvi a Lua”, do dramaturgo Luis Alberto de Abreu, o mais recente projeto do Grupo Mamoeiro de Teatro, formado por estudantes do curso de Artes Cênicas da Unicamp.

Permeada pela Folia de Reis e inspirada em canções sertanejas tradicionais, a peça “Um Dia Ouvi a Lua” conta a história de três mulheres: Beatriz, Tereza e S’a Maria. Em seu enredo, as três protagonistas tomam as rédeas de suas narrativas e lidam com sentimentos como a violência, a morte e, acima de tudo, o amor.

Um Dia Ouvi a Lua (Foto: Bruna Haddad)

Uma senhora chamada Beatriz mora em uma cidade do interior. Relembra o tempo em que era moça e sua paixão por um violeiro que conheceu em uma festa do Santo Reis e, junto a isso, os castigos que sofreu do pai, consequência de uma educação tão severa.

Tereza e Lourenço eram um jovem casal apaixonado, mas por desígnio da vida, foram separados. Tereza então se casou com outro homem, Antônio Bento, a modo de não ficar solteira. Anos se passam e o casal apaixonado se reencontra, causando ciúme no atual marido. A partir disso, a história então toma outros caminhos.

Uma menina conhece na festa de Santos Reis Cipriano, um moço bonito de sua cidade, e se vê perdidamente apaixonada. O amor deles era tanto que decidiram fugir juntos, mas S’a Maria, que tinha um pai tão afável, vive o impasse entre o amor do pai e o amor da sua vida.

Classificação indicativa: 10+

O mamão e o projeto

Contemplados pelo edital PROEC-PEX em 2019, o grupo Mamoeiro de Teatro se uniu com o propósito de levar às escolas públicas de Campinas o espetáculo produzido pela turma com direção de Sofia Fransolin. Com as problemáticas ocasionadas pela pandemia de COVID-19 e as medidas de distanciamento, o processo foi retomado no modo on-line. A peça passou a ser contada através do trabalho com vozes das personagens desenvolvido pelos atores, e de imagens que narram as histórias de três protagonistas – Beatriz, Tereza e Sá Maria – de forma leve e poética, resgatando temas como a memória, a violência contra a mulher e festejos populares brasileiros.

Caminhando para o encerramento das apresentações nas escolas que receberam o projeto, o grupo abrirá ao público a produção audiovisual “Um Dia Ouvi a Lua”, no dia 11 de novembro, às 19h, por meio de uma live no canal Laboratório de Dramaturgia do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp (Lab. Drama).

Instagram do Grupo Mamoeiro | https://www.instagram.com/grupomamoeiro/?hl=pt-br

YouTube do Lab. Drama | https://www.youtube.com/channel/UCSztv5LmTmMJPffofm_i_uQ

Ficha técnica

Um Dia Ouvi a Lua

Dramaturgia de Luis Alberto de Abreu, com Grupo Mamoeiro de Teatro e direção de Sofia Fransolin

Dramaturgia

Luis Alberto de Abreu

Orientação

Larissa Neves

Direção

Sofia Fransolin

Elenco de Vozes

Arthur Casagrande, Bruna Haddad, Bruno Nakamura, Chiara Lazzaratto, Danilo Guimarães, Danielly Cordeiro, Fernanda Marino, Filipe Batista, Helena Coutinho, Janaina Batista, João Portela, Laura Gomes, Leonardo Lisboa, Mariana Mello, Mateus Gomes, Pedro Barros

Elenco de Imagens

Bruna Haddad, Chiara Lazzaratto, Fernanda Marino, Filipe Batista, Gerson Sampaio, Guilherme Martins, Ione Sampaio, Helena Coutinho, João da Nica, José Paulo Guimarães, Laura Gomes, Lucas Caparrós, Luís Renato Oliveira, Marcelo Lazzaratto, Matheus Ramos, Nica do João, Regina Célia Medeiros, Waldirene Pádua Bícego, Virna Sparvieri e Dona Auri

Direção de Fotografia

Bruna Haddad, Chiara Lazzaratto, Danilo Guimarães, Filipe Batista, Janaina Batista, Laura Gomes e Sofia Fransolin

Equipe de Filmagem

Bruna Haddad, Chiara Lazzaratto, Filipe Batista, Laura Gomes e Matheus Ramos

Captação de Imagem

Danilo Guimarães, Fernanda Marino, Janaina Batista e Grupo Mamoeiro de Teatro

Edição

Nina Pires

Produção Geral

Janaina Batista, João Portela, Laura Gomes, Leonardo Lisboa e Mariana Mello

Produção Administrativa

João Portela e Mateus Gomes

Design e Comunicação

Danielly Cordeiro, Fernanda Marino, Janaina Batista e Marco Pedra

Produção Pedagógica

Bruna Haddad, Laura Gomes, Leonardo Lisboa, Marco Pedra, Mariana Mello, Mateus Gomes e Victor Lima

Realização

Grupo Mamoeiro de Teatro

Apoio

LabDrama, Fapesp, PROEC-PEX (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) e UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)

Agradecimentos

Feira de Barão Geraldo, Estação Cultura de Campinas e Maria da Penha Gomes

Duração

55 minutos

(Carta Campinas com informações de divulgação)