O TOTE – Espaço Cultural completa 18 anos neste mês de novembro de 2021. Sua fundadora, a artista visual Norma Vieira, convidou a também artista multimídia Regina Silveira para juntas realizarem uma exposição com “Ouvindo o Silêncio” e “Cobaias”, respectivamente, com a curadoria do PhD Andrés I. M. Hernández. A comemoração especial acontecerá no dia 13, próximo sábado, entre as 11h e 17h. O TOTE fica na Avenida D. Maria Franco Salgado, 260, em Sousas, Campinas (SP).

A exposição de Vieira ocupará os dois andares do espaço e conta com poemas em movimento, fotografias e o acervo de cartas e fotografias de seu pai. A obra de Silveira poderá ser vista na área externa e vem como uma assinatura da artista multimídia, que é referência nacional e internacional na arte contemporânea. A produção executiva e a idealização da exposição é de Danilo Garcia.

A artista visual Norma Viera no TOTE Espaço Cultural (Foto: Regina Rocha Pitta)

Norma Vieira tem em seu portfólio diversas exposições individuais e coletivas entre nacionais e internacionais. Ela se utiliza de diversas linguagens e modalidades para se expressar. Seu fotolivro Veredas Mágicas ficou com o 2º lugar na Biennale of Photographie 2020, do Photovision 1st PhotoVisa – Photobook Contest do Lens Culture, no Festival de Fotolivros em Krasnodar na Rússia. Vieira acaba de ter o fotolivro selecionado no International Association of Photography and Theory – IAPT: PHOTOBOOK 2021, “Perceiving Landscape(s)  – Nicosia, Chipre.

Regina Silveira é uma das mais importantes artistas brasileiras de sua geração. Sua produção artística acontece há quase seis décadas, além de ser reconhecida internacionalmente. Atualmente, expõe “Outros Paradoxos”, uma retrospectiva com cerca de 180 obras de arte, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Além dessa mostra, ela também apresenta na 34ª Bienal de São Paulo, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera, “Mundus Admirabilis”.

É interessante ver que na biografia das duas artistas visuais há a presença da figura paterna como referência em suas pesquisas artísticas. O pai de Vieira, Aristóteris Teixeira Leão – e daí vem o nome do espaço cultural – foi biólogo que trabalhou por mais de 20 anos no Instituto Butantã nas décadas de 1940 e 1950. Neste período, realizou diversas pesquisas e expedições científicas, dentre elas uma ao Rio Araguaia e outra à ilha do Bananal, que estão publicadas na revista Memórias do Instituto Butantã. Motivada por essas histórias, Vieira percorre o mesmo trajeto que resulta em uma exposição em 2009: “Depois de um tempo, tempo depois”.

Já o pai de Silveira era um médico sanitarista e até hoje provoca a artista no seu processo criativo. “Tenho a memória afetiva de um quadro de madeira com tampa de vidro, com o qual convivi desde a infância, cheio de besouros, aranhas e outros insetos conservados e presos com alfinetes por meu pai, um médico sanitarista cheio de curiosidades”, conta ela. E para expor no TOTE, ela traz justamente a obra “Cobaias” que faz parte da nova série “Fauna Mix”.

TOTE – Espaço Cultural

Os últimos 18 anos foram de muito trabalho, alegrias, trocas e uma grande paixão pela Arte que fazem parte da história do TOTE – Espaço Cultural e de sua proprietária Norma Vieira. A ideia do espaço começou a tomar forma por volta de 2002, quando a idealizadora, fazendo cursos de arte em São Paulo e visitando espaços culturais, percebeu que os que existiam em Campinas estavam fechando.

Na contramão do momento, Vieira, que é uma artista visual, decidiu abrir um novo espaço cultural que pudesse abrigar cursos, exposições, workshops, apresentações culturais etc. “Tenho comigo que você não pode deixar de ter esperança. E quando se tem algo para fazer é preciso realizar”, afirma Vieira. A partir dessa premissa, ela iniciou a busca por um terreno e a contratação da arquiteta Carmen Parlatore que fez um projeto arquitetônico contemporâneo, que foi concebido e inaugurado no mesmo ano, em 2003. “Eu não queria aguardar as festas de final de ano e as férias para abrir. Resolvi que tinha que ser naquele ano”. E assim foi feito.

A artista relata que foi necessário muito empenho, insistência e resistência de sua parte para a construção do TOTE, e até hoje isso permanece. “Manter um espaço cultural independente, sem patrocínio ou qualquer financiamento público não é fácil. Mas, principalmente, porque talvez não ressoe adequadamente na sociedade a importância da cultura e da educação, de ter um lugar onde se discute e faz arte. Não foram poucos os artistas locais, nacionais e internacionais que participaram das mais de 50 exposições realizadas ali. E por isso, não se pode deixar de citar o campineiro e premiado artista Thomaz Perina (1920-2009), o português Alberto Teixeira (1925-2011), Píndaro Zerbinatti, Vera Ferro, e tantos outros de igual importância nas artes.

Hoje o TOTE – Espaço Cultural marca presença na cidade como referência da boa arte contemporânea, de múltiplas linguagens, expressões e modalidades artísticas. Ao longo dos anos, o espaço promoveu uma diversidade de cursos de história da arte, fotografia, cerâmica, vidro e muitos outros. Entre 2004 e 2010, Vieira contou com a parceria da artista visual Vera Orsini no desenvolvimento dos cursos de vidro e cerâmica. Curadorias e parcerias possibilitaram oferecer ao público exposições diversas.

Há mais de dez anos, Vieira mantém o Grupo de Arte TOTE que, ao final de cada ano, expõe os trabalhos realizados durante o curso. Além deste grupo, a artista visual oferece um curso de desenvolvimento de poéticas de artes visuais e técnicas de pintura.

ExposiçãoOuvindo o Silêncio, de Norma Vieira e Cobaias, de Regina Silveira

Dia: 13 de novembro (sábado) de 2021

Horário: das 11h às 17h

Endereço: Avenida D. Maria Franco Salgado, 260, em Sousas, Campinas (SP)

Obrigatório o uso de máscara e de álcool em gel

Entrada gratuita

Faixa etária livre

(Carta Campinas com informações de divulgação)