Jair Bolsonaro está próximo de uma taxa de reprovação que será difícil ter capacidade de recuperação. Ele nunca esteve tão mal avaliado como neste final de ano. Pela primeira vez, a aprovação de Bolsonaro ficou abaixo dos 20%, com uma queda brusca, segundo a pesquisa Atlas, divulgada nesta segunda-feira, dia 29, pelos jornais Valor Econômico e El País.

O ótimo-bom caiu 5 pontos desde a última pesquisa e o regular subiu 6 pontos percentuais, enquanto a reprovação ficou estável. Isso mostra que há um movimento de desaprovação no grupo que mais apoiava o governo.

Os principais problemas do Brasil apontados pela população foram a corrupção e a desigualdade social e econômica. Para 21%, a corrupção é o principal problema do país, seguido da desigualdade/miséria com 19%.

Os dados foram levantados entre 23 e 26 de novembro, os resultados apontam que apenas 19% dos brasileiros o aprovam. Há um ano, Bolsonaro ainda mantinha uma aprovação perto dos 30%. A queda de Bolsonaro abre caminho para um outro candidato de direita ocupar seu espaço. O lançamento da candidatura Moro, com ampla cobertura de imprensa, pode ter ajudado a aumentar a desaprovação do governo. Moro abre uma opção para os eleitores reacionários e de extrema direita.